O Vinho Tannat Uruguaio

Publicado em Categorias Destaques, Gastronomia, Nossas Dicas de Passeios, Notícias, Últimos posts

O vinho Tannat Uruguaio tannat vinho uruguai

Com o objetivo de começar bem esse post dedicado ao Vinho Tannat Uruguaio, fizemos uma lista com os melhores rótulos, de acordo com diversos concursos internacionais de larga trajetória:

  • Carrau Ysem Roble Tannat
  • Carrau Ysem Gran Reserva Tannat
  • Bouza Tannat 2014
  • Carrau Tradicion 1752 Tannat
  • Pizzorno Don Próspero 2013
  • Antigua Bodega Il Nero 2011
  • Pizzorno Primo 2013
  • Marichal Gran Reserve Tannat 2015
  • Pizzorno Tannat Maceración Carbónica 2018

 

O Vinho Tannat Uruguaio

Vinho Tannat Uruguaio - Uva tannat vinho tannat merlot

 A Uva Tannat chegou ao Uruguai no ano de 1870, trazido por imigrantes vindos da França.

O responsável por cultivar as primeiras mudas da uva tannat no território uruguaio foi Don Pascual Harriague. Entretanto, ele não conhecia muito bem a uva e trouxe diversas cepas, como objetivo de de saber qual se adaptaria melhor.

Apenas anos depois, com a visita de franceses ao pais, descobriu-se que a uva que melhor se adaptou ao solo uruguaio foi a uva tannat. Curiosidade: No Uruguai, a uva era chamada de harriague, em homenagem a Don Pascual.

tannat uruguaio Don Pascual

Apesar de sua origem francesa, foi no Uruguai que a uva Tannat ganhou notoriedade, com vinhos mundialmente conhecidos e premiados.

Atualmente a uva tannat é a mais plantada no país, ocupando mais da metade da área total destinada ao plantio de uvas.

Por tudo isso, hoje, o Vinho tannat tornou-se tornou-se um símbolo do vinho uruguaio. O Tannat está para o Uruguai assim como o Malbec está para a Argentina e o Carmernere está para o Chile.

 

Por que o Tannat se adaptou tão bem no Uruguai?

Vinho tannat uruguaio tannat uruguai vinho tannat

 O Tannat se adaptou tão bem ao Uruguai porque o Uruguai possui uma localização e clima privilegiados para o cultivo das uvas. Seus vinhedos estão no paralelo 35º, assim como algumas das melhores regiões produtoras de vinho do mundo.

Além disso, O Uruguai é cercado pelo Oceano e pelo Rio da Prata, o que garante muita água e a umidade necessária para o plantio.

Possui uma temperatura mais fria que é perfeita para a produção da uva tannat, pois seus cachos têm tamanho médio a grande, com frutos de tamanho pequeno a médio e um pouco alongados.

Mas a característica mais importante para o bom desempenho da uva tannat no Uruguai é a sua casca, mais grossa que em outras variedades de uva.

Devido à maior espessura da casca, o tannat se desenvolve melhor em climas mais frios, além de concentrar mais cor em sua casca e também na polpa da fruta, culminando na intensa coloração presente no tannat uruguaio.

 

Características do Tannat Uruguaio

Vinho Tannat Uruguaio - Assemblage

 O nome Tannat se refere a uma das principais características dessa uva: os marcantes taninos que a tornam a uva tannat mais forte e adstringente.

O vinho tannat uruguaio é caracterizado por ser um vinho de personalidade marcante. Possui taninos firmes, cor escura e um teor alcoólico médio.

Por outro lado, o tannat uruguaio é mais frutado e menos rústico, ou agressivo do que o tannat francês, devido as características climáticas de cada local.

É muito comum suavizar a adstringência do tannat trabalhando com blends.  Geralmente com Merlot ou com Cabernet Sauvignon, proporcionando um toque mais suave a este vinho encorpado.

Esses blends dão origem ao Vinho Tannat Merlot e Vinho Tannat Carmenére e Vinho Tannat Cabernet Sauvignon.

 

Vinho Tannat faz bem ao Coração

uva tannat coração saúde saudável

Além de seu sabor, a uva tannat é uma das variedades mais ricas em polifenóis. Os polifenóis são compostos bioativos encontrados em alguns vegetais, que apresentam propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Segundo a revista Nature, o Vinho tannat é o vinho que faz mais bem ao coração. O estudo revelou que a substância procianidina, presente no vinho tannat, inibe a formação de vasoconstritores nas artérias do coração.

E a uva tannat possui de duas a quatro vezes mais Procianidina do que os outros tipos de uva.

 

Vinho Tannat Combina com…

vinho tannat combina com qual queijo

Devido a suas características marcantes, o vinho tannat se harmoniza muito bem com alimentos fortes, mais encorpados.

O vinho tannat combina com queijos, em especial os queijos duros e fortes. Assim, podemos citar o Parmesão, Emmental, Grana Padano, Gruyère, Manchego, Parmigiano Reggiano, Pecorino, Prima Dona, Provolone, Comté, Queijo Minas Curado. 

Além dos queijos, o vinho tannat combina com carnes vermelhas. Por isso, uma ótima opção para combinar o vinho tannat é a famosa parilla uruguaia, um dos principais pratos típicos do Uruguai. Sim! Tannat e Parrilla: uma dupla imbatível.

 

Tannat Maceração Carbônica – Um vinho mais leve

 Vinho Pizzorno Tannat Maseracion Carbonica

O Tannat Maceración Carbônica, produzido pela Bodega Pizzorno, é um tannat diferente e muito especial.

Opção perfeita para um paladar que não está tão acostumado com vinhos tão marcantes, porém quer experimentar um vinho tannat uruguaio. É um vinho tinto com excelente aceitação do público, mais suave e fácil de beber.

A técnica utilizada para sua produção, a maceração carbônica, consiste em fermentar as uvas inteiras em uma atmosfera concentrada com dióxido de carbono. Dessa maneira, os taninos não passam para o vinho. Como resultado temos um vinho jovem, amigável e de aroma delicado.

Uma boa sugestão de harmonização para esse Tannat são cogumelos na manteiga, ou azeite de oliva, massas e queijos. Ou seja, alimentos mais gordurosos e marcantes.

A Pizzorno é a única Bodega no Uruguai que trabalha com essa técnica na produção do tannat. Atualmente esse é o vinho mais destacado da casa.

Nas palavras de Francisco Pizzorno, quarta geração produtora da família Pizzorno, esse vinho foi pensado para aquelas pessoas que dizem “Tannat não, obrigado”.

Assim, com esse Tannat Maceración Carbônica a Pizzorno quer dizer “Tannat, sim”, apresentando uma opção light, fácil de beber. Assim, este vinho é o primeiro passo para aqueles que querem começar a consumir o Tannat Uruguaio.

 

Importadoras de vinhos no Brasil

 Vinho Tannat uruguai - importadoras de vinho uruguai

Para quem está no Brasil e quer experimentar um autêntico tannat uruguaio é possível encontrar diversas opções em redes importadoras como a Grand Cru, VinhoSite, Decanter e Mistral.

Essas distribuidoras estão há anos no mercado. Por isso, possuem um extenso catálogo de vinhos uruguaios, oferecidos em lojas físicas e e-commerce (sim, compre sem sair de casa :)).

 

 Visite uma vinícola no Uruguai

Vinho tannat uruguaio - visite uma bodega - tannat uruguai

Uma ótima maneira de provar o vinho tannat uruguaio é beber direto da fonte! 🙂 Além de provar os melhores vinhos das vinícolas, você pode conhecer um pouco mais sobre o processo de produção do vinho tannat e a história de cada vinícola. Muitas vezes os visitantes são recebidos por alguém da própria família da vinícola.

O Mercado do Enoturismo está em plena ascensão no Uruguai. São muitas as vinícolas que abrem suas portas para receber turistas. Oferecem degustações de vinho, visitas guiadas, almoços harmonizados e até mesmo hospedagem.

A boa notícia é que a maioria das vinícolas do Uruguai encontram-se na região de Canelones. Essa cidade que fica a poucos quilômetros de Montevideo. Essa curta distância facilita muito para aqueles que querem conhecer mais de uma bodega no mesmo dia.

Em Canelones, a única bodega que oferece hospedagem é a Bodega Pizzorno. Uma ótima opção para os apaixonados por vinhos que desejam viver a experiência de se hospedar em uma vinícola.

Entre as principais bodegas para se visitar no Uruguai, estão:

 

A maioria dessas bodegas estão abertas para visitação todos os dias do ano, inclusive nos feriados.

Para saber mais sobre a melhor época do ano para visitá-las e também sobre os eventos e festas comemorativas realizadas nas bodegas uruguaias clique aqui.