Enoturismo no Uruguai: Montevideo, Punta del Este, Colônia e Carmelo

Publicado em Categorias Bodegas no Uruguai, Notícias

Vinícolas no Uruguai Montevideo Punta del Este Colonia do Sacramento e Carmelo

Enoturismo no Uruguai: Saiba quais são as principais vinícolas no Uruguai que oferecem visita e degustação de vinhos. Em Montevidéu, Punta del Este, Colônia do Sacramento e Carmelo.

Nós da agência Brasileiros no Uruguai oferecemos passeios regulares e privativos pelas principais vinícolas no Uruguai. Atendemos a grupos grandes e pequenos nas principais regiões viticultoras do país. Entre em contato conosco para saber mais e agendar a sua visita. 

 

Enoturismo no Uruguai: o Uruguai é um país conhecido pelos seus vinhos, em particular o vinho Tannat, pois é premiado e reconhecido mundialmente.
Existem mais de 180 vinícolas no Uruguai sendo que cerca de 30% delas oferecem visitas aos turistas.

Em primeiro lugar está a região de Canelones (município vizinho a Montevideo) concentra a maior parte das vinícolas. Mas em Punta del Este e Colônia do Sacramento também existem algumas vinícolas interessantes. Além dos departamentos de Salto, Paysandú, Rivera, Durazno, Cerro Largo, e outras regiões do Uruguai.

Neste post (um pouco longo) nós vamos falar sobre:

  • Enoturismo no Uruguai
  • Principais Vinícolas em Montevideo, Punta del Este, Colônia do Sacramento e Carmelo.
  • Almoço nas Vinícolas no Uruguai
  • Hotel nas Vinícolas no Uruguai
  • Festivais e Eventos de Vinho no Uruguai
  • Associações de Vinho e Enoturismo no Uruguai

 

Enoturismo no Uruguai

Nos últimos tempos o Uruguai tem desenvolvido bastante o enoturismo. Ou seja, a cada ano, mais vinícolas estão abrindo as suas portas para receber os visitantes. Além de modernizar suas instalações, também estão investindo em serviços.

Em primeiro lugar, a melhoria nos processos de atendimento, além das opções gastronômicas e maior oferta de atividades oferecidas ao público não apenas no dia a dia mas também nos festivais que acontecem durante o ano.

De fato hoje existem muitas bodegas que oferecem visita, degustação, almoço e até hospedagem dentro da propriedade.

Vinícolas no Uruguai Posada Campo Tinto Carmelo Hotel
Posada Campo Tinto

 

Vinícolas no Uruguai Montevideo Bodega Bouza Almoço Degustação
Coleção de Carros Bodega Bouza

 

Turismo de Vinhos no Uruguai: Enoturismo

O setor turístico também está se organizando para suprir a demanda pelo enoturismo no Uruguai, visto que aumenta ano a ano. Sem dúvidas há cada vez mais opções de transportes e serviços especializados.

Como resultado, o Uruguai vem se tornando um destino de enoturismo importante na região.

Além de todos os serviços, com toda a certeza há um investimento importante na qualidade dos vinhos produzidos no país.

Em resultado disso estão os prêmios recebidos e o reconhecimento cada vez maior dos vinhos uruguaios no mundo todo.

Embora de que o Tannat é o vinho mais característico do Uruguai, o país também é um bom produtor de outras variedades de vinho. Como por exemplo o Merlot, Cabernet Sauvignon, Syrah, Pinot Noir, Cabernet Franc, Sauvignon Blanc, Sémillon, Chardonnay e Viognier.

Sobretudo o clima predominantemente mediterrâneo oferece ótimas condições para o cultivo das uvas no Uruguai. Assim sendo, os vinhos uruguaios figuram entre os mais premiados do mundo devido à sua qualidade e sabor. 

As “vinícolas” são chamadas de “bodegas” no Uruguai. Sendo que as vinícolas mais famosas e conhecidas do Uruguai são as vinícolas Bodega Bouza e Bodega Juanicó em Montevideo, Bodega Garzón em Punta del Este e Bodega Narbona em Carmelo.

 

Visite uma vinícola no Uruguai

 

Essas vinícolas oferecem passeios guiados de tal forma que é possivel conhecer a propriedade, além de degustação de vinhos e almoço completo, do mesmo modo estão disponíveis praticamente todos os dias do ano.

Por outro lado, outras vinícolas abrem as portas apenas em algumas ocasiões festivas, como por exemplo a época de colheita ou na Noche de San Juan. Em outras palavras quando as vinícolas recebem visitantes para festejar a noite de São João com jantares e fogueiras, além de claro, muito vinho.

Nesse sentido, algumas outras vinícolas só recebem grupos de visitantes com agendamento antecipado , mas também existem aquelas que não abrem para visita ao público. Ou seja, cada vinícola tem a sua própria agenda de visitação.

De fato, a grande maioria das vinícolas do Uruguai são vinícolas familiares, onde os próprios donos elaboram os vinhos. Além de receber os visitantes para conhecer o processo de produção e oferecem a degustação dos seus vinhos em um ambiente familiar e aconchegante.

Vinícolas no Uruguai Bodega Finca Narbona Carmelo
Bodega Finca Narbona

 

Características das vinícolas no Uruguai

Sendo assim, uma característica comum entre as vinícolas do Uruguai é que estão localizadas em terras afastadas das cidades. Dessa maneira, para chegar à maioria das vinícolas, o visitante tem que ir de carro ou contratar um táxi ou traslado.

Certamente, a forma mais cômoda de chegar a estas bodegas é contratando um passeio que pode ser regular ou privativo (só para o seu grupo). Sendo que esses passeios incluem traslado ida e volta ao seu hotel. Ou seja, uma pessoa fica te esperando para te levar de volta ao hotel após a sua visita, que pode ser apenas a degustação ou também almoço completo (nos casos em que a bodega ofereça essa opção).

Principalmente porque ir de carro garante um passeio mais flexível, mas beber e dirigir, ainda mais nas estradas, não é uma combinação  prudente.

Vinícolas próximas a Montevidéu

Em primeiro lugar, as bodegas mais conhecidas são aquelas que possuem uma ótima infraestrutura, além de bons vinhos e uma degustação bacana. Ademais claro, da opção de almoço na bodega. São elas: Bodega Bouza, Bodega Juanicó e Bodega Pizzorno.

 

Bodega Bouza

A Bodega Bouza é a mais famosa do Uruguai. Pois possui uma infraestrutura bem bacana para receber os visitantes.  Além de incluir até um museu de carros antigos que as crianças (e os adultos) adoram.

Veja aqui como foi a nossa visita a Bodega Bouza e reserve aqui o passeio que inclui traslado ida e volta desde o seu hotel em Montevidéu. Você pode optar pela degustação ou degustação e almoço.

Vinícolas no Uruguai Montevideo Bodega Bouza
Bodega Bouza

 

Vinícolas no Uruguai Montevideo Bodega Bouza
Degustação Bodega Bouza

 

Bodega Juanicó 

Bodega Juanicó Família Deicas  é a bodega mais premiada do Uruguai. Seus vinhos estão presentes em vários países (inclusive no Brasil). Sendo que seu vinho mais popular é o Dom Pascual. O local é muito bonito e o almoço na bodega também vale muito a pena. Reserve sua visita aqui.

Vinícolas no Uruguai Montevideo Bodega Juanico
Uvas Bodega Juanicó

 

Vinícolas no Uruguai Bodega Juanico Montevideo
Degustação Bodega Juanicó

 

Bodega Pizzorno 

Bodega Pizzorno Family Estates é uma bodega boutique, um pouco menor do que as duas primeiras listadas, mas que também oferece um menu muito gostoso e ótimos vinhos, além de hospedagem. Reserve sua visita na Bodega Pizzorno.

Vinícolas no Uruguai Montevideo Bodega Pizzorno
Bodega Pizzorno

 

Visite mais de uma Bodega no mesmo dia 

É possível combinar a visita a duas ou três bodegas para conhecer em um único dia, bem como aproveitar para almoçar na última bodega a ser visitada. Essa é uma boa opção para quem realmente quer conhecer diversas vinícolas durante sua visita ao Uruguai.

Da mesma forma nesta região próxima à cidade de Montevideo ainda existem diversas outras bodegas bem interessantes, com uma proposta boutique, mais familiar.

Muitas delas aceitam visitas marcadas com antecedência e também abrem suas portas nos eventos e festivais de vinho que acontecem no país. Sendo que todas elas são muito bem avaliadas pelas pessoas que as visitam. Além dos vinhos e petiscos oferecidos, o atendimento caloroso dos próprios donos faz toda a diferença e são um diferencial na visita às bodegas uruguaias. Difícil escolher entre tantas ótimas opções. As mais visitadas são a Bodega Bouza e Juanicó no mesmo dia.

Entre as que destacamos estão:

 

Vinícolas no Uruguai Montevideo Bodega Spignoglio
Tanques da Bodega Spignoglio

 

Vinícolas no Uruguai Montevideo Bodega Spignoglio
Degustação Bodega Spignoglio

 

Vinícolas em Punta del Este – Uruguai

De fato existem algumas vinícolas próximas a Punta del Este que vale a pena conhecer. Apesar de ter uma oferta bem menor de vinícolas, se comparada a Montevideo, são também muito boas e oferecem uma experiência maravilhosa.
Bodega Garzón , por exemplo é a mais majestosa de Punta del Este (e talvez do Uruguai). Assim como é grande, luxuosa e delicada ao mesmo tempo. Sua arquitetura também combina o rústico dos elementos naturais, como a pedra e a madeira, com traços modernos.

Certamente é uma bodega muito elegante. Além de possuir um restaurante que é muito gostoso e oferece pratos elaborados e deliciosos. Além do vinho, a bodega produz um dos azeites mais conhecidos do Uruguai, que leva o mesmo nome da bodega: Azeite Colinas de Garzón. E sim, ele é servido nas mesas do restaurante, bem como os vinhos da vinícola.

Vinícolas no Uruguai Punta del Este Bodega Garzón Vinhos Azeite
Bodega Garzón

 

Vinícolas no Uruguai Punta del Este Bodega Garzón Vinhos Azeite
Bodega Garzón

Viña Edén 

A bodega Viña Edén é uma bodega muito bonita e moderna também. Está localizada no Pueblo Edén a 25 minutos de Punta del Este. Possui opção de almoço no restaurante da bodega. Você pode agendar sua visita na Bodega Viña Edén aqui.

Vinícolas Uruguai Punta del Este Viña Edén
Viña Edén

Bodega Alto de la Ballena 

A Alto de La Ballena é uma bodega familiar, localizada em Punta Ballena (próxima à Casapueblo) e não exatamente em Punta del Este. Uma ótima opção para quem está hospedado em Punta.

Viñedo de los Vientos não fica nem em Punta del Este, nem em Montevideo, mas sim em Atlántida, um município que fica no caminho entre as duas cidades. É uma bodega familiar onde você pode optar pela degustação dos vinhos com petiscos e também almoço completo.

Vinicolas no Uruguai Punta del Este Viñedo de los Vientos
Viñedo de los Vientos

 

Vinícolas em Colônia do Sacramento – Uruguai

Colônia do Sacramento, a mais charmosa cidade do Uruguai, também possui uma vinícola que pode ser visitada.

A Bodega Bernardi é uma vinícola familiar, localizada na saída de Colônia do Sacramento sentido Montevideo. A vinícola oferece passeios guiados e não cobram a visitação. Grupos menores de 10 pessoas podem visitar a Bodega Bernardi sem agendamento prévio.

Vinícolas em Carmelo – Uruguai

Carmelo é uma cidadezinha que fica próxima a Colônia do Sacramento, conhecida pelas suas vinícolas. A região possui algumas vinícolas bem bacanas que podem ser visitadas, com opção de almoço e degustação. E, apesar de estar afastada das grandes cidades, possui uma oferta gastronômica elaborada.
Para quem está em Buenos Aires e quer visitar uma vinícola, uma opção é atravessar de barco para Colônia do Sacramento e ir a Carmelo – já que Buenos Aires não possui vinícolas.

As mais famosas bodegas de Carmelo são a Finca Narbona e a Campo Tinto. As duas oferecem degustação de vinhos e também hospedagem no local. A Bodega Narbona é um charme em todos os detalhes.

Vinícolas no Uruguai Bodega Finca Narbona Carmelo Hospedagem
Bodega Finca Narbona

 

Vinícolas no Uruguai Bodega Finca Narbona Carmelo
Bodega Finca Narbona

 

Vinícolas no Uruguai Bodega Campo Tinto Carmelo Hotel
Bodega Campo Tinto

 

Vinícolas no Uruguai Bodega Campo Tinto Carmelo
Bodega Campo Tinto

Outras bodegas interessantes em Carmelo são a Familia Irurtia e a Bodega Zubizarreta.

Existem outras bodegas menores, estilo bodega boutique como a Bodega El Legado, a Bodega Cordano – Almacén de la Capilla e a Los Cerros de San Juan.

Vinícolas Uruguai Carmelo Irurtia
Bodega Irurtia

 

Vinícola em Rivera – Uruguai

Em Rivera, cidade que faz fronteira com a cidade brasileira Santana do Livramento, está localizada a Bodega Cerro Chapeu, bastante visitada por brasileiros e muito bem avaliada pelos visitantes.  A bodega possui alguns formatos de visitas com degustação e almoço completo. É uma ótima opção para quem está próximo da fronteira e quer conhecer uma vinícola uruguaia.

Vinícolas no Uruguai Rivera Cerro Chapeu
Bodega Cerro Chapeu

 

Almoço nas Vinícolas no Uruguai

Muitas vinícolas oferecem almoço completo harmonizado com os vinhos da casa. Normalmente esses almoços são completos e muito bem elaborados – uma experiência gastronômica imperdível.

O almoço é opcional. Você pode escolher almoçar na bodega após a visitação e degustação dos vinhos. Todos são muito gostosos e bem caprichados. O almoço completo notmalmente incui entrada, prato principal, sobremesa e uma bebida (café, água ou refrigerante).

As especialidades gastronômicas do Uruguai são os cortes de carne e parrilla, mas as bodegas normalmente oferecem alguma opção de peixe ou um prato vegetariano em seu menu. Algumas oferecem vinho à vontade, enquanto outras bodegas cobram o vinho à parte.

É possível também fazer a degustação em uma vinícola e almoçar na outra em passeios combinados para fazer em um dia.

Vinícolas no Uruguai Bodega Bouza Montevideo Almoço
Almoço Bodega Bouza

 

Vinícolas no Uruguai Montevideo Bodega Bouza Almoço
Almoço Bodega Bouza

 

Hotel em Vinícolas no Uruguai

Algumas vinícolas no Uruguai possuem também a opção de hospedagem na própria vinícola. As pessoas que se hospedam em uma vinícola têm uma experiência mais profunda com o local e podem vivenciar o dia a dia do vinhedo.

Existem diversas vinícolas que possuem hotel no Uruguai, onde você pode ter a experiência de se hospedar em uma bodega. Entre as mais destacadas estão a Finca Narbona, a Posada Campo Tinto e a Casa-Chic Bodega Buena Vista, todas localizadas em Carmelo.

Vinícolas no Uruguai Hotel Carmelo Narbona
Hotel Finca Narbona

Em Canelones está a Chacrita del Sur, uma bodega pequenina e familiar, próxima a Montevideo.

Há também a Finca Piedra, bodega localizada a 110km de Colônia do Sacramento, que possui quartos, restaurante e atividades como cavalgada, pesca e Moutain Bike.

Uma ótima opção para quem gosta de vinhos e prefere ficar na capital Montevideo é o Hotel My Suites Boutique Hotel & Wine Bar, localizado em Pocitos, Montevideo. Nesse hotel temático, o hóspede é convidado a degustar os vinhos escolhidos pelo sommelier da casa nas noites de quarta a domingo. Além disso, o bar oferece diversos rótulos uruguaios no menu. Uma boa pedida para quem vai se hospedar em Montevideo e quer experimentar os vinhos uruguaios no conforto do seu hotel.

Vinícolas no Uruguai Hotel My Suites Wine Boutique
My Suites Hotel & Wine Bar

 

Enoturismo – Festivais e Eventos do Vinho no Uruguai

No Uruguai, terra dos vinhos, não podiam faltar as festas para celebrar a sua mais tradicional bebida. Alguns festivais acontecem anualmente no país, com data marcada no calendário. Outros eventos acontecem pontualmente para promover o vinho para turistas e uruguaios.

Festival de la Vendimia 

Em fevereiro e março acontece o Festival de la Vendimia no Uruguai. É a época de colheita e as vinícolas convidam as pessoas a colher as uvas e aprender sobre o processo de colheita em seus vinhedos. As bodegas oferecem almoços, petiscos e degustação. Algumas delas fazem a poda noturna e convidam os visitantes para um jantar. Vinícolas de todo Uruguai participam da festa, que é muito bacana e rica em atividades.

Festival del Tannat y el Cordero

Em junho acontece o Festival del Tannat y el Cordero. As vinícolas participantes elaboram pratos feitos com Cordeiro e Tannat, em receitas bastante originais, como por exemplo hambúrguer de cordeiro no pão de Tannat. A variedade de pratos é enorme e deliciosa, com sabores bem originais. Algumas bodegas convidam chefs renomados para elaborar o cardápio especial para o festival. Além disso, há uma programação completa com música, degustação, almoços e jantares na maioria das bodegas participantes.

Vinícolas no Uruguai Rivera Cerro Chapeu Tannat y Cordero
Tannat y Cordero em Cerro Chapeu

Noche de San Juan 

Em junho acontece a celebração da Noche de San Juan (noite de São João) em diversas vinícolas no Uruguai. A festa é completa e conta com fogueira, petiscos, jantares com aula-show, comida livre, shows de música e dança.

Vinícolas no Uruguai Noche de San Juan Viñedo de los Vientos
Noche de San Juan Viñedo de los Vientos

Também em junho é realizado o Salón del Vino del Géant, a maior e mais tradicional feira de vinhos do Uruguai. Inaugurada em 2001, a feira reúne os principais produtores de vinho do país, e também de outros países, que fazem a apresentação e degustação de seus vinhos em seus stands. O Géant é um supermercado grande em Montevideo, de origem uruguaia. A feira acontece no Géant Nuevo Centro y Parque Roosvelt.

Festival de la Poda y la Cocina Criolla

Em julho e agosto algumas bodegas aderem ao Festival de la Poda y la Cocina Criolla. O festival comemora a época da poda e convida as pessoas a conhecerem e participarem do processo da poda nos vinhedos. Algumas bodegas oferecem até aulas de poda com enólogos que ensinam os visitantes as técnicas para que depois possam sair a campo para praticar. Além disso, as vinícolas preparam petiscos e almoços típicos da Cocina Criolla para receber os convidados.

Día del Enoturismo

Em novembro acontece o Dia del Enoturismo, onde as vinícolas realizam atividades especiais e oferecem seus produtos, celebrando a importância do enoturismo para o Uruguai.

Salón del Vino

No último fim de semana de janeiro acontece o tradicional Salón del Vino Enjoy Punta del Este. O evento acontece no Enjoy Punta del Este (antigo Conrad) e reúne rótulos de mais de 140 bodegas uruguaias e 500 rótulos de vinícolas do mundo todo.

Vinícolas Uruguai Salón del Vino Enjoy Punta del Este
Salón del Vino Enjoy Punta del Este

Uva & Vino Point

Uva & Vino Point é uma feira enogatronômica itinerante que percorre todo o país com atividades para amantes do vinho: foodtrucks com comida local, degustação de vinhos uruguaios, espetáculos artísticos entre outras atrações. A feira não tem calendário fixo, mas acontece durante todo o ano nas principais regiões do Uruguai.

Ufa, esse post ficou beeem longo. Quisemos colocar informações sobre as vinícolas do Uruguai e tudo o que envolve o enoturismo no país. São tantas coisas, tantos locais e eventos que o post acabou ficando bem grande. Se você quiser saber ainda mais sobre vinícolas e vinhos no Uruguai, confira os links:

INAVI

O INAVI – Instituto Nacional de Vitivinicultura (INAVI) – é o organismo regulador da política vitivinícola do Uruguai.  Criado em 1987, o INAVI é um organismo não governamental responsável por regular e promover o desenvolvimento vinicultor do Uruguai.

Bodegas del Uruguay

Bodegas del Uruguay é um portal de notícias sobre vinhos uruguaios. No site você encontra notícias, informações e eventos relacionados aos vinhos e vinícolas uruguaios.