Morar no Uruguai - Viver no Uruguai

 

Morar no Uruguai

Morar no Uruguai é relativamente fácil. O Uruguai é um país que possui uma infra-estrutura de serviços bem desenvolvida. Grandes redes de supermercados, bancos, hospitais e centros comericias, além de ofertas diversificadas de comércios e serviços como imobiliárias, restaurantes e lojas.

———-

>> Atenção: Durante a pandemia, para viajar para o Uruguai é obrigatório fazer o Seguro Viagem para o Uruguai. Clique neste link para fazer uma >> COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM URUGUAI << e avaliar os planos e preços das diversas operadoras disponíveis no mercado. Temos parceria com a Seguros Promo, um comparador de seguros que oferece preços muito bons e ótimos descontos na contratação. Já faça sua cotação no link. 🙂

———-

 

Montevidéu, a capital do país, possui mais da metade da população e concentra a grande maioria das empresas e oportunidades.

Começar a viver no Uruguai não é complicado. Os trâmites burocráticos são simplificados e a contratação de serviços é bem simples também.

Similaridade com os costumes brasileiros

O Uruguai é similar ao Brasil em muitos aspectos. As leis aplicadas no Uruguai são muito parecidas às nossas. Além disso, os hábitos e costumes que não variam muito de um país para o outro. Os eventos culturais, as festividades e a culinária também não são tão diferentes do que temos no Brasil, o que facilita (e muito) a adaptação dos brasileiros no Uruguai.

Estabilidade Política e Econômica

No Uruguay existem 3 partidos políticos que concentram 98% dos votos (Frente Amplio, Partido Nacional e Partido Colorado). Nos últimos 20 anos, os 3 partidos governaram o país. A estabilidade política, aliada com flexibilidade cambial e inflação controlada, permite o crescimento contínuo da economia.

Além disso, a economia é apoiada por investimentos e incentivos ao desenvolvimento do setor turístico e industrial.

Por meio de planos governamentais, a pobreza é bastante controlada e as classes médias e altas representam 75% da população de Montevidéu.

Morar no Uruguai: Os Empregos no Uruguai

O desemprego no Uruguai é baixo comparado aos outros países e gira em torno de 5%. Existem muitas ofertas para profissionais de TI, engenheiros e consultores em diversos segmentos de negócios.

Morar no Uruguai: Segurança e Moradia 

Além disso, o país é relativamente seguro, Apesar do aumento da violência nos últimos anos, podemos dizer que o Uruguai ainda é um lugar seguro para viver.

O valor do aluguel depende da localização escolhida e varia muito de uma região para a outra. Os valores não são muito diferentes das principais capitais do Brasil, onde preços variam de acordo com a região da cidade em que está localizado o imóvel. Os bairros mais caros são aqueles que formam a rambla (orla da praia). Enquanto os mais baratos são os bairros centrais e os afastados da faixa do Rio de la Plata.

Devido à baixa densidade demográfica, existe no país uma grande predominância de casas, principalmente no interior, onde as casas representam 94% das residências. Em Montevidéu, as casas representam 56% das habitações. Dependendo da localização e tamanho, o preço da casa chega a ser mais barato do que um apartamento de tamanho inferior.

Morar no Uruguai: Processo de Residência

Para viver definitivamente no Uruguai, é necessário solicitar o Processo de Residência Permanente no Uruguai. O processo é simples, demora em torno de 30 dias e não requer comprovação de vínculo empregatício. Assim, o brasileiro pode ir morar no Uruguai legalmente antes de obter um emprego, facilitando o ingresso no país. Para saber mais sobre o que é e como obter o processo de residência, clique aqui.