Viajar de Carro para o Uruguai

Publicado em Categorias Dicas de Viagem, Notícias

Viajar de Carro para o Uruguai

O Uruguai é logo ali.

Muitos brasileiros estão acostumados a sairem de férias de carro, e percorrem vários quilômetros para chegarem ao destino escolhidos para descansar e aproveitar.
Pela proximidade a viagem de carro até o Uruguai, viajar de carro ao país vizinho é uma opção viável, especialmente se irá viajar com outras pessoas. Assim, além de poder revezar o volante, você pode dividir as despesas. ?
Além disso, indo de carro você também pode aproveitar os Freeshops nas Fronteiras do Uruguai com o Brasil para fazer suas compras.

Por onde ir?

O Uruguai faz fronteira com o Brasil em diversos lugares. Abaixo listamos quais são os nomes das cidades brasileiras e uruguaias, que compartilham a fronteira:

  • – Chui / Chuy
  • – Quarai / Artigas
  • – Santana do Livramento / Rivera
  • – Barra do Quaraí / Bella unión
  • – Aceguá / Aceguá
  • – Jaguarão / Rio Branco

Veja aqui as principais rotas para chegar no Uruguai de carro.

As Fronteiras do Uruguai com o Brasil

Você pode optar por entrar por qualquer uma delas, dependendo do seu ponto de partida.  Veja abaixo as opções:

Fronteira do Chuí / Chuy

A fronteira do Chuí / Chuy (BR 417) possui alguns Freeshops.  É a rota que percorre o litoral leste, ideal para quem está interessado em conhecer e explorar o famoso litoral do Uruguai, com suas praias quase desertas e seus povoados de cabanas. Punta del Diablo, Cabo Polonio, La Pedrera
Se está pensando em viajar de Março a Novembro, o litoral fica menos habitado. Existem hotéis e restaurantes abertos durante todo o ano, mas não há uma oferta muito grande de serviços.  Mas as paisagens são muito lindas em todas as épocas do ano, vale a pena passar por lá.
Atenção nesta rota, pois há muitos animais silvestres na fronteira do Brasil com o Uruguai. Fique atento com pássaros, capivaras e outros animais que podem cruzar a pista. Evite viajar de noite.

Viajar de Carro para o Uruguai
Porto Alegre a Montevidéu via Chui / Chui

 

Fronteira de Jaguarão / Rio Branco

Jaguarão / Rio Branco (BR 116) é uma fronteira bastante tranquila. São cidades relativamente grandes com uma boa infraestrutura, com hotéis, restaurantes, casas de câmbio, bancos, lotéricas.
Tem o atrativo extra dos Freeshopps do lado Uruguaio, que tem um turismo de compra bastante significativo e muito movimento. As lojas fecham às 19hs. Além de estar pertinho da Lagoa Merín que vale a pena conhecer, parece um mar de água doce. A lagoa é um ótimo lugar para dar uma parada na viagem e relaxar durante o percurso.
O controle na fronteira não é muito rigoroso, mas não deixe de fazer a entrada e saída do país, pois poderá ter problema depois.

Viajar de Carro para o Uruguai
Porto Alegre a Montevidéu por Jaguarão / Rio Branco

 

Fronteira de Aceguá / Aceguá

Aceguá / Aceguá (BR 153) é um cidade minúscula, bastante curiosa no contraste entre os freeshopps com ar condicionado e produtos estrangeiros como whisky escocês, relógios suíços, perfumes de todas as marcas e chocolate belga. O entorno é uma imensidão de pasto e clima de cidade do interior.
A fronteira é uma das menores. Lá, a Policia Federal Brasileira tem horário de funcionamento reduzido. E domingo no horário de almoço, você provavelmente não irá encontrar ninguem na Alfandega de nenhum lado.
Uma informação importante: existe um trecho entre Bagé até Aceguá em que não tem NADA na estrada, NADA mesmo. Nenhum posto de gasolina ou casa, tem inclusive placas informando sobre o último posto. Então, se resolver fazer essa rota, tenha certeza de que o carro esteja com tanque cheio, água no radiador, bom nível de óleo, pois não irá querer ter problema nesse trecho.

Viajar de Carro para o Uruguai
Porto Alegre a Montevidéu via Aceguá / Acegua

 

Fronteira de Santana do Livramento / Rivera

Santana do Livramento / Rivera (BR 293) são as maiores cidades, com um turismo de compras bastante significativo e maior infra-estrutura. Esta fronteira dá acesso ao norte do Uruguai, como a cidade de Tacuarembó e Paysandú.

Viajar de Carro para o Uruguai
Porto Alegre a Paysandú via Santana do Livramento / Rivera

 

Fronteira de Quaraí / Artigas

Quaraí / Artigas (BR 293) é também uma boa opção para quem quer explorar a região de termas de Salto, como as Termas de Dayman e Termas de Arapey e o lado oeste do Uruguai, que faz divisa com a Argentina, seguindo o Rio. É a região mais fértil e onde se encontra boa parte das plantações de frutas e verduras do país. A costa oeste, ao contrário da leste, é bastante povoada, com cidades estabelecidas e pequenos tesouros ao logo do caminho.

Viajar de Carro para o Uruguai
Porto Alegre a Salto via Quaraí / Artigas

 

As Estradas do Uruguai

As estradas uruguaias são relativamente boas, mas são estradas simples, exceto a Interbalnearia, que liga Montevideo a Punta del Este e uma parte da estrada que liga Montevideo a Colônia, que são estradas duplicadas.
A sinalização é boa, mas o GPS pode te tirar de muito aperto, além de mostrar opções de lugares e trechos, não deixe de atualizar com o mapa do Uruguai. Se tiver um chip 3g no eclular, vá de waze.
Não há postos de fiscalização polícia nas estradas, mas não se arrisque, pois pode haver “Blitz” especialmente na época de verão.
Acelerar pode ser uma tentação: as estradas são retas e pouco movimentadas. Mas atenção redobrada, pois você pode encontrar areia na pista, ou ter um animal cruzando, além de sempre poder encontrar um motorista desastrado na pista contrária.

Dicas importantes para sua Viagem de Carro ao Uruguai

  • O farol deve estar sempre ligado, mesmo durante o dia.
  • Deixe separado o valor para o pedágio – giram em torno de 90 pesos – não se aceita outra moeda, e pode haver mais de um ao longo do caminho. Veja as tarifas de pedágios e onde você vai encontrá-los clicando aqui.
  • Antes de sair de viagem é sempre bom dar uma revisada no carro, aproveite para checar se a documentação  está toda em dia. Veja aqui a documentação necessária para entrar de carro no Uruguai.
  • As locadoras de carro não autorizam a travessia do carro alugado por mais de 1 ou 2 cidades além da fronteira.
  • Carteira de Motorista brasileira é aceita para dirigir, mas não é aceita como documento de identidade para entrar no país. Então de uma olhada no estado do seu RG, ou se o passaporte está válido. Veja aqui a documentação necessária para entrar no Uruguai. 

 

Carta Verde

  • Carta verde é o seguro de carro internacional e realmente é um papel verde.
  • A Carta Verde é obrigatória e deve ser contratada para todos os dias da viagem. Este seguro é vendido nas cidades fronteiriças mas aconselhamos que contrate com antecipação para evitar contratempos.
  • Se preferir, chame sua seguradora e peça a sua antes da viagem.
  • Recomendamos para que entre em contato com a seguradora do seu veículo para mais informações.

 

Alugar um carro no Uruguai

Se preferir chegar ao Uruguai e então alugar um carro, você pode fazer uma simulação de valores e contratar seu carro clicando aqui.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...