Uma Viagem ao Uruguai – Roteiro de 5 dias

Publicado em Categorias Dicas de Viagem, Notícias

Viagem ao Uruguai Roteiro de 5 dias no Uruguai

Uma viagem inesquecível ao Uruguai: 5 dias em Montevidéu, Colônia do Sacramento e Punta del Este.

O Brasileiros no Uruguai Experience Tour foi uma viagem organizada pela Equipe Brasileiros no Uruguai para um grupo de 3 brasileiros que viajaram durante 5 dias pelo Uruguai, passando pelas cidades de Montevidéu, Punta del este e Colônia do Sacramento.
A idéia foi oferecer a eles passeios e roteiros exclusivos para que eles pudessem conhecer muitas coisas neste pequeno período de tempo que tinham para viajar pelo país. Fizemos parcerias com operadoras locais para proporcionar um passeio completo para eles. Veja a seguir, o relato deles de como foi a viagem pelo Uruguai.


O Começo

“A ideia de visitar o Uruguai surgiu em Março de 2013 quando eu ainda decidia qual seria o segundo país da América do Sul que eu visitaria. Quando eu escolho um lugar para visitar é porque eu já li e reli várias coisas sobre ele, e também, porque tem que ter algo que realmente me chame atenção e me desperte o desejo de estar lá para ver aquilo pessoalmente.
O Uruguai e seus encantos turísticos conseguiram isso fácil. Decisão tomada, não foi difícil convencer dois amigos a embarcarem nessa viagem comigo, e para falar a verdade, me sentir “responsável” pelo nosso roteiro por lá foi bem desafiador.
Eu comprei um livro-guia e já havia lido vários sites e blogs sobre pessoas que relatavam a visita ao lugar, e foi numa dessas buscas que encontrei a página “Brasileiros no Uruguai” no Facebook.
Entrei em contato com a pessoa responsável para buscar algumas informações extras e, além da empatia imediata, me senti muito mais segura quando ela disse que não só me ajudaria a preparar um bom roteiro, mas que nos proporcionaria alguns passeios por lá também. E foi assim que começou a nossa deliciosa viagem”. Magda Stutzel


A viagem contada pelos nossos viajantes

Dia 1 – Montevidéu

Ganhamos de presente o transfer do Aeroporto até o hotel em Montevideo, mas como íamos encontrar uma amiga por lá, ela resolveu nos buscar na chegada.
O aeroporto de carrasco é um dos mais bonitos que já vi, o design é incrível, encanta pelo tamanho, pela limpeza, pela estrutura de um modo geral e pelo modo como os turistas são facilmente direcionados e atendidos, tanto na entrada quanto na saída.. Assim que chegamos já paramos no dutyfree e na hora de pagar já conversamos com o caixa que era um rapaz super simpático e mostrou grande interesse em nos ajudar. (O povo Uruguaio é muito solícito).
Roteiro de 5 dias | Uruguai
Depois do check in era hora de descobrir a cidade! Percorremos a 18 de Julio e de cara o que sentimos é que seria facílimo nos locomover por lá: todas as ruas são muito bem sinalizadas, e como eu já esperava, os uruguaios são incrivelmente simpáticos e prestativos no que diz respeito a informações.
Na 18 de Julio andamos para procurar o Famoso Chivito. Confesso que quando chegou o prato tomamos um susto pois era ENORME (assim como todas as comidas que pedimos no Uruguai…rsrs).
Roteiro de 5 dias | Uruguai
Depois do saboroso Chivito (que merece ser apreciado com gosto), procuramos pelas casas de câmbio, que estão aos montes na 18 de Julho. Vale muito a pena dar uma boa caminhada para encontrar um bom preço, uma dica seria levar dólares, valem bem mais do que o Real.
Roteiro de 5 dias no Uruguai
A noite fomos a um barzinho na Ciudad Vieja, que fica em uma rua que tem outros barzinhos também. O bar era bem aconchegante e tinha gente bonita, o atendimento também foi bem legal. Lá conhecemos a bebida típica uruguaia, o Medio y Medio, uma delícia por sinal.
O que nos chamou a atenção nas ruas de Ciudad Vieja foi a limpeza (nas ruas principais, pois em outras ruas existem muitos prédios abandonados e com isso a sujeira), também são muito bem sinalizadas. Fácil de encontrar os restaurantes, barzinhos e pontos turísticos.
As ruas nos fizeram lembrar de algumas ruas boêmias do Rio de Janeiro e apesar de serem meio desertas à noite, são bem seguras, pelo tempo que passamos ali vimos ronda policial por perto e tudo mais!
Roteiro de 5 dias no Uruguai


Dia 2 – Montevidéu

Mercado do Porto – No segundo dia, fomos para o Mercado do Porto. Fomos ao restaurante Roldós também que ganhamos como cortesia da equipe do “Brasileiros no Uruguai”. Tivemos ótimo atendimento e a comida também foi ótima, super recomendamos. Ganhamos uma taça de medio y medio e um delicioso pudim, fora a refeição principal que era filé, arroz e fritas/salada.
As carnes realmente são boas. Gostamos do Baby Beef que parece ser nosso Filé Mignon do Brasil, que eu achei até mais macio.
Lá a Parrillada e as lembrancinhas eram inevitáveis, e é super indicado dar uma boa caminhada antes de qualquer compra, pois os preços variam de loja pra loja.
Roteiro de 5 dias | Uruguai
Teatro Solis – Infelizmente não conseguimos entrar ao Teatro, pois chegamos tarde, mas ficamos encantados só pela entrada, é muito lindo.
Roteiro de 5 dias | Uruguai

Sobre Montevidéu

Todos os edifícios são lindos e encantadores. No que diz respeito aos prédios, monumentos e arquitetura, ficamos deslumbrados com tudo.  Ficamos encantados com o Palácio Salvo em Montevideo, na Plaza da Independencia. Éramos, sem dúvida, os turistas mais frenéticos nas fotos de todas as ruas, prédios e fachadas! Não senti tanta diferença no que nos disseram ser a cidade velha da cidade nova, adoramos os dois lados da arquitetura Uruguaia!
Em Montevidéu caminhamos bem tarde durante a cidade e nos sentimos super seguros. Na maioria das vezes não chegávamos no hotel antes da meia noite. E em todos os dias nos sentimos tranquilos andando por lá. Nem sinal de assalto ou furto. Não é muito comum ver pessoas mendigando nem dormindo nas ruas e por mais que chegássemos tarde ao hotel, podíamos caminhar em segurança.
Roteiro de 5 dias | Uruguai

 


Dia 3 – Colônia do Sacramento

O terceiro dia começou com uma visita à cidade de Colônia do Sacramento. A van foi nos buscar no hotel. A cidade nos deixou encantadíssimos por sua história e beleza. A guia que nos acompanhou foi excelente em suas explicações e toda a viagem foi um sucesso.
Roteiro de 5 dias no Uruguai
Lá fomos ao farol (pagamos 2 ou 3 reais se não me engano), uma vista linda e um lugar que não pode ser deixado para trás.
Roteiro de 5 dias | Uruguai
Colônia é encantadora, lembra muito a cidade de Paraty no Rio de Janeiro, as ruas são feitas de pedras e existem algumas ruínas. Também temos uma vista linda do Rio da Prata e dependendo do dia podemos ver Buenos Aires ao fundo.
Foi o passeio mais cultural de todos. A guia nos explicou sobre as ruas de pedras portuguesas e explicou ainda o porquê do nome “Calle de los Suspiros”: “Era o lugar onde os escravos ficavam à noite e como muitas vezes eles sentiam frio, fome e dor, ouvia-se o barulho de um lamento, um “suspiro”, por isso o nome da rua. Nessa mesma rua, existe um atelier muito famoso por seu artesanato e suas peças raras.

Ainda no caminho, conhecemos a Plaza de Toros, que não pode ser visitada por estar em ruínas e ameaçada de desabamento, mas que ficou encantadora nas fotos também.
Roteiro de 5 dias no Uruguai
Na volta de Colônia do Sacramento paramos em uma Granja, famosa pelo seu dono estar no livro dos Recordes por colecionar lápis e fabricar o melhor doce de leite da região. A degustação foi uma delícia, com toda a redundância!


Dia 4 – Punta del Este

No quarto dia fomos à Punta del Este, outra preciosidade do país. Novamente, a van passou no nosso hotel e começamos nosso passeio à Punta del Este.
Nosso guia foi super carismático, nos contou tudo sobre o lugar e nos encantamos mais ainda quando passamos por Punta Ballena e chegamos à Casapueblo. Era, sem dúvida alguma, nosso roteiro mais esperado.

Fomos ao bairro Beverly Hills em Punta, onde ficam várias mansões. Todas elas identificadas por nomes e não por números como estamos acostumados. Algumas dessas mansões possuem casas de hóspedes e não quarto, o que torna o bairro mais impressionante.
Roteiro de 5 dias | Uruguai
Conhecemos também a esquina dos quatro mares, onde é possível ver o Rio da Prata nas 4 pontas. Nesta mesma rua temos a Igreja de La Candelária, linda e conservada.
Roteiro de 5 dias | Uruguai
O porto de Punta também é lindo, conseguimos ver várias embarcações de alto nível. Durante todo o porto existem restaurantes de alto padrão para comer com uma linda vista.
Fora de temporada, Punta Del Este serve de parada obrigatória quando o turismo não é a busca pelas praias. As ruas ficam calmas e é possível conhecer todos os lugares que em época de sol e calor passariam sem visita. Foi curioso saber que em certos lugares mais afastados do centro não se compra um “terreno” para uma futura construção, mas sim um quarteirão inteiro e ali as mansões são um lugar turístico à parte. É altamente recomendado fazer a travessia da ponte ondulada e visitar um restante de reserva indígena, que não está tão longe dali. É bom guardar um tempinho para visitar o Cassino Conrad também.
Roteiro de 5 dias | Uruguai


Dia 5 – Montevidéu

Nosso quinto dia foi mais um presente: o Bus Turístico! Se havia alguma coisa sobre Montevidéu, sua história e pontos turísticos que haviam sido deixados para trás, ficamos sabendo de tudo com a história contada nos headfones do ônibus.
Roteiro de 5 dias no Uruguai
As paradas são controladas e o passageiro tem uma hora para descer e conhecer o lugar e voltar novamente ao ônibus. Só uma dica: fique atento ao horário, pois o ônibus é muito pontual em suas chegadas e partidas.
Mirador da Torre Antel – Ter a visão de toda a cidade do alto do Mirador é sensacional, eu diria imperdível! O sol e o céu azul celeste são companheiros perfeitos também! Um guia nos orientou durante a subida do elevador e assim que chegamos no último andar. Maravilhoso!
Roteiro de 5 dias | Uruguai
Nas várias paradas que o Bus faz é possível conhecer os melhores lugares sem perder muito tempo e ter fotos maravilhosas até mesmo de dentro do ônibus.
Estádio Centenário – Passar pelo Estádio Centenário foi muito legal também: história viva do futebol Uruguaio e mundial.
Roteiro de 5 dias | Uruguai
Roteiro de 5 dias no Uruguai
Palácio Legislativo – Com o bus turístico paramos também no Palácio Legislativo, por lá que perdemos o bus por 2 minutos. Por isso precisa ficar atento mesmo com o horário. Vale lembrar também de tirar fotos com os guardas do palácio, estão vestidos como um soldado quebra-nozes, super encantador.
Roteiro de 5 dias | Uruguai
Esplanada Municipal – Intendência de Montevidéu– é onde ficar a prefeitura, podemos subir até o último andar e se deparar com uma vista maravilhosa de Montevideo. Lá também podemos ver uma réplica da linda escultura de Michelangelo, que mostra Davi antes de “enfrentar” Golias.
Roteiro de 5 dias | Uruguai
Jardín Botánico: Depois o bus passa pelo Jardín Botanico: além da beleza, uma super estrutura limpíssima.
Roteiro de 5 dias | Uruguai
Trés Cruces – Depois o bus chega no Terminal Tres Cruces, que além de ser uma rodoviária é também um shopping Center no segundo piso.
Montevideo Shopping – Depois o bus turístico segue pelo Montevideo Shopping Center e Punta Carretas, o mais lindo shopping de lá, em minha opinião.

O roteiro do Bus Turístico não deixa nenhum turista sem as principais informações e visitas, é possível descer e conhecer todos os lugares por onde ele passa. O que me deixava mais encantada, todo o tempo, era o trajeto que o Bus faz: ruas lindas, arborizadas e limpas, sem trânsito pesado e com muita beleza em sua extensão.
Roteiro de 5 dias | Uruguai
Ele parte do Mercado Del Puerto e depois de passar na Plaza de La Independencia, em frente ao Portal de La Ciudad Vieja, segue para a Esplanada Municipal.
Somente aos domingos o Bus Turístico para na Biblioteca  Nacional. De dentro do bus é possível ver fachadas de prédios incríveis e inclusive a Universidad de La Republica.
Ele ainda passa pelo parque Rodó antes de voltar ao seu ponto inicial, o Mercado Del Puerto.
A viagem vale muito a pena e a melhor parte é que nesse meio tempo o turista apaixona-se mais ainda pela linda Montevidéu e pelas músicas regionais que escuta nos fones entre um intervalo de narração e outro. Super indico todo esse roteiro.
Há também uma opção de fazer um City Tour em Montevideo, que é um passeio bacana, no qual o ônibus passa por toda a cidade e vai parando em alguns pontos turísticos, como a Catedral Metropolitana, a Placa de Montevideo e no Mercado Agrícola. Neste caso, o ônibus passa no hotel em que a pessoa está, a pessoa não tem que ir até o local de encontro. Preferimos o Bus porque queríamos ver a Torre da Antel que não tinha no Bus Turístico. De qualquer maneira, as duas opções são boas para se ter um panorama geral da cidade de Montevideo. Um ponto positivo do City Tour é a comodidade, além da visita ao Mercado Agrícola.


O encontro e a despedida!

Terminamos nossa viagem com mais um presente da equipe do Brasileiros no Uruguai: um delicioso encontro e mais um passeio inesquecível: O Casino Carrasco. Conhecemos a Adriana e fomos jantar em um restaurante perto do Hotel Cassino Carrasco.
Depois do jantar, fomos até o Cassino e jogamos roleta! Quase ganhamos! rsrs! O Cassino é lindo, o prédio é maravilhoso e tanto o hotel como as salas de jogos são super luxuosos.
Roteiro de 5 dias | Uruguai
Depois nos levaram para conhecer as ruas de Carrasco e as suas belas casas. Foi realmente uma viagem muuuito legal!
Gostaríamos de agradecer imensamente à equipe do Brasileiros no Uruguai por todos os passeios, pela ajuda na montagem do roteiro e também por fazer dos nossos dias no Uruguai uma viagem inesquecível!
Um abraço triplo e muito sucesso!


Também quer fazer uma viagem assim como a deles?

Navegue pelo nosso site e encontre as melhores dicas de hospedagem, gastronomia e passeios pelo Uruguai.

Hotéis no Uruguai

Confira nossas dicas de onde se hospedar em Montevidéu e Punta del Este.

Aluguel de carro no Uruguai

Se preferir, pode alugar um carro para viajar pelo país. Clique aqui e faça uma simulação.

Mapa de Montevidéu

Peça seu mapa turístico de Montevidéu com os pontos turísticos, bares e restaurantes que indicamos na cidade. É gratuito! Clique aqui e peça o seu.

Passeios no Uruguai

Veja abaixo os passeios que os nossos amigos fizeram e aproveite ao máximo o Uruguai e suas belas cidades em passeios maravilhosos. Reserve e garanta uma viagem incrível pelo país.

[st_lipasseios st_ids=”4169, 4116, 14123, 12854″ st_number=”6″]