Uruguai e a Noite da Nostalgia

Publicado em Categorias Dicas de Passeios, Notícias

Noite da nostalgia | Uruguai

Aqui no Uruguai, no dia 24 de agosto se comemora a Noche de La Nostalgia (Noite da Nostalgia). Uma noite em que todos os bares, baladas e restaurantes abrem suas portas para as músicas antigas e promovem festas com temas nostálgicos.
Acredito que só aqui no Uruguai exista essa comemoração.

A história da Noche de la Nostalgia

Em 1978, Pablo Lecueder, empresário e dono de uma rádio local, decidiu fazer uma festa com as músicas do seu programa que eram, na sua maioria, grandes sucessos antigos. Ele que não era bobo nem nada, decidiu que a festa seria feita dia 24 de agosto, véspera de um importante feriado no Uruguai: o dia da Independência. Assim, as pessoas poderiam aproveitar a festa até altas horas.
Esta festa deu tão certo que ele resolveu fazer a festa todos os anos e então, os bares e restaurantes começaram a fazer também suas próprias Noites da Nostalgia, convidando seus clientes para escutar uma seleção de música das antigas, jantar e beber até o sol raiar.
A festa então tomou conta do Uruguai e ficou famosa com o nome de ¨Noche de la Nostalgia¨, com músicas das décadas de 60, 70, 80 e 90.
     Noite da nostalgia | Uruguai

Quem vai na Noite da Nostalgia?

Nesta noite, todos são convidados. Os mais velhos se animam a sair para curtir as músicas da sua época. As crianças vão curtir a noite com os seus pais. Os jovens optam por baladas, que fazem uma festinha mais cool.
Já existem até as festas ¨anti-nostalgia¨, que são dirigidas para os jovens rebeldes, público na faixa de 18 a 25 anos.

Quero ir, quero ir, quero ir! Como é o esquema?

Hoje em dia é muito difícil de você decidir em qual ir, de tantas opções que temos para escolher. Existem festas para todas as idades, de diferentes preços. Normalmente com um preço fixo, com direito há algum tipo de bebida. Ou jantares dançantes, com shows ao vivo.
Essas festas são realizadas em todo o Uruguai. Em cada cidade devem haver pelo menos de 15 a 30 festas. Em Montevidéu, a noite oferece muitas opções.
Com o apoio do Ministério de Turismo, não demorou muito para entrar na lista de datas comemorativas importantes do país, dessas que valem a pena que o turista venha conhecer.

O que toca?

A setlist dominante é composta por cumbias porteñas antigas, sucessos absolutos nos verões dos tempos dourados – e que fazem a cabeça da galera nas festas de casamento. Mas também toca músicas americanas, rocks, baladas e músicas no melhor estilo “panela velha é que faz comida boa”.

A minha experiência com a Noite Mágica do Uruguai

Em 10 anos que moro aqui, nunca tinha saído nessa noite porque não tinha com quem deixar minha filha, já que a sogra e qualquer outra ¨avó¨ também saía nesse dia.
Mas há dois anos atrás, fui na famosa festa da Radio Oceano FM, que é a festa que deu início a todas as festas (que contei no começo do post) e amei. Fui dois anos seguidos e achei o máximo.
Noite da nostalgia | Uruguai         
A festa da Oceano é sempre organizada no LATU. Voce pode comprar o convite por Abitab (onde se pagam contas) e um convite vale para duas pessoas. Ano passado acho que foram $ 1.200 e tínhamos direito a 6 wisks, 4 refrigerantes, 2 cervejas e….acho que era isso rsrsrs.
Devido ao grande número de pessoas que saem esse dia, a polícia faz operativos especiais, principalmente para aquelas pessoas que bebem e dirigem. Houve uma época que tinham muitos acidentes, mas esse número diminuiu muito.

Noite da Nostalgia Brazilian Style

A gente que vive aqui não tem muita opção de curtir músicas brasileiras. Algumas vezes um grupo ou outro faz um show com tema brasileiro, existem alguns covers legais e dá pra se divertir. Existem também os shows de bandas brasileiras que vêm ao Uruguai de vez em quando.
E quando dá aquela vontade de dançar aquelas musiquinhas que tocavam antigamente, o jeito é dançar em casa mesmo.
Então, esse ano, eu e meus amigos tivemos uma ideia legal. Vamos fazer uma Noite da Nostalgia Brasileira, com direito a churrasquinho e Adoniran Barbosa.
Depois faço o post com a nossa setlist e conto como foi. ?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...