Processo de Residência no Uruguai

Publicado em Categorias Morar no uruguai, Notícias
Para os brasileiros que desejam morar no Uruguai ou estabelecer-se por um período maior do que permitido pelo visto (90 dias), é necessário fazer Processo de Residência no Uruguai. O pedido deve ser feito para o Ministério de Relaciones Exteriores, o órgão responsável pelo trâmite.

———-

>> Atenção: Durante a pandemia, para viajar para o Uruguai é obrigatório fazer o Seguro Viagem Uruguai. Clique neste link para fazer uma >> COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM URUGUAI << e avaliar os planos e preços das diversas operadoras disponíveis no mercado. Temos parceria com a Seguros Promo, um comparador de seguros que oferece preços muito bons e ótimos descontos na contratação. Já faça sua cotação no link. 🙂

———-

 

Residência no Uruguai para Brasileiros

O governo uruguaio possui um acordo com o governo brasileiro que visa facilitar o ingresso de cidadãos brasileiros no território uruguaio.

O acordo de residência no Uruguai permite que o Brasileiro solicite residência permanente sem precisar comprovar vínculo empregatício.
Por meio da residência permanente, o brasileiro pode obter o documento de identidade uruguaio, chamado Cédula de Identificación (o nosso RG). Isso o habilita a viver e trabalhar legalmente no país.
Além do processo de residência permanente no Uruguai, existem outros tipos de residência que variam de acordo com a situação em que o estrangeiro está vivendo.

Tipos de Residência para morar no Uruguai

Abaixo os tipos de residências que podem ser solicitadas para viver no Uruguai:

  • Residência temporária (deve-se comprovar vínculo com o país: trabalho, estudos, com período superior a 180 dias. Renovável por até 4 anos, de acordo com a categoria).
  • Residência temporária Mercosul (Válida por 2 anos).
  • Casamento com pessoa natural ou nacionalizada uruguaia.
  • União estável com pessoa natural ou nacionalizada uruguaia.
  • Neto, pai, mãe ou viúvo de pessoa natural ou nacionalizada uruguaia.

Como o processo Residência Permanente no Uruguai está bastante simplificado e pode ser obtido em até 30 dias em média, os brasileiros optam por solicitar este tipo de residência.

A pessoa interessada deve realizar o trâmite pessoalmente no Ministério de Relações Exteriores.

Qualquer cidadão brasileiro que queira morar no Uruguai pode solicitar a sua Residência Permanente no país. O processo é rápido, mas possui diversas etapas e envolve diversos órgãos governamentais, no Brasil e no Uruguai.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...