Processo de Residência
Para os brasileiros que desejam morar no Uruguai ou estabelecer-se por um período maior do que permitido pelo visto (90 dias), é necessário solicitar residência no país para o Ministério de Relaciones Exteriores, o órgão responsável pelo trâmite.
O governo do Uruguai possui um acordo com o governo brasileiro que visa facilitar o ingresso de cidadãos brasileiros no território uruguaio. O acordo de residência permite que o Brasileiro solicite residência permanente no Uruguai sem precisar comprovar vínculo empregatício.
Por meio da residência permanente, o brasileiro pode obter o documento de identidade uruguaio, chamado Cédula de Identificación (o nosso RG). Isso o habilita a viver e trabalhar legalmente no país.
Além do processo de residência permanente, existem outros tipos de residência que variam de acordo com a situação em que o estrangeiro está vivendo.
Tipos de Residência para morar no Uruguai
Abaixo os tipos de residências que podem ser solicitadas para viver no Uruguai:
- Residência temporária (deve-se comprovar vínculo com o país: trabalho, estudos, com período superior a 180 dias. Renovável por até 4 anos, de acordo com a categoria).
- Residência temporária Mercosul (Válida por 2 anos).
- Casamento com pessoa natural ou nacionalizada uruguaia.
- União estável com pessoa natural ou nacionalizada uruguaia.
- Neto, pai, mãe ou viúvo de pessoa natural ou nacionalizada uruguaia.
Como o processo Residência Permanente está bastante simplificado e pode ser obtido em até 30 dias em média, os brasileiros optam por solicitar este tipo de residência.
A pessoa interessada deve realizar o trâmite pessoalmente no Ministério de Relações Exteriores.
Qualquer cidadão brasileiro que queira morar no Uruguai pode solicitar a sua Residência Permanente no país. O processo é rápido, mas possui diversas etapas e envolve diversos órgãos governamentais, no Brasil e no Uruguai.
Como solicitar a Residência Permanente no Uruguai
Com base na nossa experiência adquirida realizando consultoria para os brasileiros que querem solicitar a Residência Permanente, elaboramos um Guia Prático para que o próprio solicitante possa realizar este trâmite, sem dúvidas ou complicações.
Este Guia Prático contém todas as informações necessárias para a realização do processo de forma segura e sem perda de tempo:
– Documentação.
– Validações e legalizações necessárias.
– Passo a passo detalhado de como realizar todos os trâmites.
– Endereço dos locais que o solicitante deve comparecer e links para agendamentos.
Clique aqui e confira!
Você pode se interessar também por:
Publicar discussão