Observação de Baleias no Uruguai

Publicado em Categorias Dicas de Passeios, Notícias

Observação de baleias | Uruguai

A temporada de observação de Baleias Francas no Uruguai acontece entre julho e outubro. Estas baleias chegam à costa de Rocha e Maldonado para o período de acasalamento, amamentação e nascimento das baleiazinhas.A Baleia Franca Austral (Eubalaena australis) mede cerca de 15 metros e chega a pesar 60 toneladas. São cinzas e tem manchas brancas no ventre. Elas migram desde a Antártida, passam por Puerto Madryn (Argentina), pela costa do Uruguay e culminam em Florianópolis.
Estas baleias chegam a comer uma tonelada de krill por dia, para engordar e manter sua temperatura corporal nas águas frias do polo sul. Esses animais estavam em perigo de extinção na década de 90 e, com a ajuda das ações empreendidas por varios países, este risco está cada vez menor. Hoje, a população de Baleias Francas é estimada em 7.000 exemplares. O processo demorado de recuperação deve-se ao fato de que as fêmeas tem suas crias a cada 3 anos.

Uruguai: Santuário de Baleias e Golfinhos

O decreto 261/02 que regulamenta a observação de cetáceos no Uruguai estabelce que estão proibidas as atividades que possam perturbar as baleias e não é possível chegar a menos de 300m dos animais, salvo em casos expressamente autorizados.  Em 2013 foi promulgada uma lei que declara que o Uruguai é um santuário de baleias e golfinhos, a lei nº 19.128. Com isso, as baleias e os golfinhos no Uruguai estão livres de caça e perseguição. Estas normativas garantem benefícios aos animais e também ao turismo ecológico no país.

Temporada de observação de Baleias no Uruguai

O Ministério de Turismo do Uruguai realiza, em parceria com os gabinetes locais e a Organização de Observação de Cetáceos, as temporadas de avistamento de baleias, que acontecem todos os anos a partir de julho. O lançamento da temporada conta com saídas programadas de excursões de barco para avistamento das baleias  desde Punta del Este e La Paloma.
Ao longo da temporada os turistas podem programar excursões que saem dos portos de Punta del Este e Piriápolis aos fins de semana. Você também poderá avistá-as a partir da terra. Para tanto, é necessário um pouco de sorte.

Observação de baleias | Uruguai
Foto de Gonzalo Millacet
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...