O tema das gorjetas no Uruguai

Publicado em Categorias Dicas de Viagem, Notícias

O tema das gorjetas no Uruguai

Separamos algumas dicas para que você saiba o que fazer na hora de dar gorjeta no Uruguai

Como no Brasil e em muitas partes do mundo, dar gorjetas é um hábito normal. Não é obrigatório, mas cai muito bem pagar um serviço pelo qual você se sentiu satisfeito. Este costume já está bastante enraizado na nossa cultura brasileira e muitos restaurantes já incluem a gorjeta no serviço. Em algumas regiões do Brasil, pedir para tirar a gorjeta da conta é sinal de que você ficou realmente muito insatisfeito com o serviço que lhe foi prestado.

Em que ocasiões é usual dar gorjetas no Uruguai?

No Uruguai, é comum dar gorjetas ao pagar a conta dos restaurantes, bares, lanchonetes e dos táxis. Sim, dos táxis. Ao final da corrida, é comum as pessoas darem gorjetas aos taxistas. Além disso, como no Brasil, é normal as pessoas darem um dinheiro para os guardadores dos carros, bem como pagarem gorjeta para alguns serviços na área de turismo, como o recepcionista do hotel que carrega suas malas, guias turísticos, etc. Além da gorjeta para as corridas de táxi, acredito que todas as demais sejam semelhantes às situações que pagamos um extra pelo serviço no Brasil.

Qual o valor da gorjeta no Uruguai?

Como no Brasil, 10% do valor da conta é um número de referência para quase todas as gorjetas. Apesar disso, no Uruguai é normal as gorjetas não serem exatamente os 10% do valor da conta, mas sim um valor que gire entre 5% e 15%, dependendo da avaliação do comprador.

A gorjeta vem destacada na conta? 

No Uruguai o custume geral é que a conta venha sem a informação da gorjeta. Alguns restaurantes já incluem o valor da gorjeta, mas isso não é o usual. Ao pagar a conta, com dinheiro ou cartão, o cliente deixa a gorjeta em dinheiro junto com a nota.
Você também pode pedir para incluir a gorjeta no valor, para pagar com cartão de crédito. Mas eles preferem em dinheiro mesmo. (Quem não?) Você pode dizer: “Podés incluir la propina en la cuenta?”

Propina???

Sim, no Uruguai não existe a palavra gorjeta. No Uruguai se diz propina. Propina no Brasil tem uma conotação de suborno, mas no Uruguai quer dizer gorjeta. Então não se assuste se em algum momento alguém te perguntar: “e a propina?” Não fique com medo. Pague a gorjeta tranquilamente. ?
Pronto, agora você já sabe quando e como pagar a gorjeta no Uruguai e não vai passar vergonha achando que estão querendo que pague uma propinazinha pro estabelecimento. ?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...