O que levar em consideração na hora de mudar para o Uruguai?

Publicado em Categorias Morar no uruguai, Notícias

Tour em Montevideo | Uruguai

Nossos leitores sempre nos perguntam como é viver no Uruguai, se terão chances de ter sucesso em suas carreiras e quais as oportunidades para abrir um negócio no país. Geralmente nos procuram já cansados do Brasil e do cenário político atual. A proximidade faz pensar que ali do lado pode ser mais legal e como é pertinho, as pessoas pensam que a cultura não deve ser muito diferente e as chances de dar certo são maiores.
O Uruguai possui um acordo com o Brasil que facilita (e muito) a instalação permanente do brasileiro no país, o que aumenta ainda mais a procura por este destino.
Nos últimos anos, a mídia no Brasil destacou o nível de qualidade de vida e fatores positivos como a segurança, o sistema de saúde, a baixa percepção de corrupção e a pouca desigualdade social que existe no Uruguai.
Quando olhamos para este panorama, a vontade de largar tudo e tentar a vida no Uruguai só aumenta.
Tour em Montevideo | Uruguai

O que considerar na hora de mudar para o Uruguai?

É importante segurar a emoção e pesquisar, analisar e planejar. Algumas perguntas devem ser feitas antes de deixar a terra da tapioca para seguir de mala e cuia rumo ao Uruguai.
– Há mercado de trabalho na área em que sou especialista?
– Quanto ganha, em média, um profissional como eu?
– Quanto custa viver lá? Aluguel, Luz, Água, Seguro Saúde, Transporte, Alimentação, etc.
– Será difícil encontrar emprego? Como começo a procurar?
– Quanto custa a minha visita ao Brasil, partindo do Uruguai?
– Há mercado para a empresa que quero criar?
– Quais são os impostos que tenho que pagar? A operação se viabiliza?
– Como é o sistema de ensino? Vou conseguir matricular meus filhos na escola? Como é este processo?
– Eu sei falar espanhol? Tenho que fazer um curso?
– Tenho algum dinheiro guardado para poder me manter durante os primeiros meses?

Muitas vezes, na faina de se mudar, algumas pessoas se esquecem de fazer estas perguntas. O Uruguai, apesar de ser ali do lado, possui uma cultura diferente da nossa e a adaptação pode ser um pouco difícil. E na hora de buscar um emprego formal, falar espanhol é praticamente fundamental.
Tudo tem que ser bastante pensado, para que não haja frustrações ou arrependimentos após a mudança.
O Uruguai é um país incrível, mas também tem seus problemas, como qualquer outro lugar do mundo. Sendo estrangeiro, terá que enfrentar as dificuldades iniciais de mudar de país e, quanto mais preparado você estiver, melhor será a sua adaptação e as chances de se obter sucesso na sua empreitada.
O Uruguai é um país frio, as temperaturas permanecem relativamente baixas durante a maior parte do ano. Assim, se você não gosta do frio, este é um fator a se pensar com carinho.

Além disso, é um país pequeno com 3,5 milhões de habitantes (lembre-se que o Brasil possui 220 milhões de habitantes) e tudo lá é proporcional ao seu tamanho. As oportunidades de trabalho são menores, o mercado é menor, não há tanta diversidade para ofertar produtos ou serviços diferenciados.  O principal foco de empregos é Montevidéu, com 1,5 milhões de habitantes.
Apesar disso, o Uruguai tem se esforçado para criar políticas de incentivo para investimentos estrangeiros. Possui uma política de portos e aeroportos livres, facilitando o comércio exterior e beneficiando, sobretudo, os países da região do Mercosul.

Antes de mudar para o Uruguai, aconselho você a pesquisar o país, seus costumes, oportunidades de trabalho e de mercado, identificar as dificuldades e os pontos que você tem dúvida. Visite o país. Fique por lá alguns dias. Veja como é o dia a dia das pessoas. Assim, você estará muito melhor preparado para tomar sua decisão.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...