O pôr-do-sol na Casapueblo

Publicado em Categorias Dicas de Passeios, Dicas de Punta del Este, Notícias

Casapueblo | Uruguai

Muitas pessoas nos perguntam sobre o famoso pôr-do-sol na Casapueblo. E algumas mudam todo o seu roteiro de viagem, apenas para poder admirar o pôr-do-sol no local.
Ao longo dos anos, o pôr-do-sol na Casapueblo foi sendo amplamente difundido em blogs, portais e revistas de viagem, como um grande espetáculo imperdível. Se você vai à Punta-del-Este, não pode perder o famoso pôr-do-sol na Casapueblo.

A origem do emblemático pôr-do-sol na Casapueblo

Durante muito tempo, Carlos Paéz Vilaró, artista e idealizador da Casapueblorecitou poesias ao antardecer em uma varanda com vista para o mar na Casapueblo, todas as sextas-feiras, para aqueles que estivessem presentes.
Havia uma grande magia neste recital. O próprio artista, recitando suas poesias, ao som de uma música linda, para sua platéia admirada, ao cair da noite. Espetacular! Não há outra palavra para descrever esse momento.
Em fevereiro de 2014, Carlos Paéz Vilaró faleceu. Foi uma grande perda para o meio artístico uruguaio. O mito havia partido. E com ele, os momentos encantadores na sua varanda ao pôr-do-sol.

O pôr-do-sol no Uruguai

Verdade seja dita, o pôr-do-sol no Uruguai é um dos mais belos que já vi na vida. E você poderá ver o pôr-do-sol em qualquer lugar que estiver.
Em Montevideo, o majestoso Rio da Prata espelha as cores roxas, azuis e vermelhas do céu, que parece estar bem pertinho da terra. E você pode contemplar sentado na rambla, na sua varanda, no carro, no restaurante e em qualquer lugar perto do rio.
Um dos meus locais favoritos para admirar o pôr-do-sol em Montevideo é em Punta Gorda, na rambla perto do Monumento de la Armada.
Em Punta del Este, o sol brilha mais amarelo ao entardecer. E cai no mar, maravilhoso. O sol parece maior por lá. E você poderá assistir o sol se despedindo do dia, em qualquer lugar perto do mar em Punta del Este.

O problema do mito

Ao ler diversos relatos de pessoas que foram à Casapueblo admirar o pôr-do-sol, é claro que você vai querer assistir o pôr-do-sol na varanda da Casapueblo também.
E isso pode complicar a sua vida, ainda mais se você tiver pouco tempo de viagem no Uruguai.
Primeiro, você terá que estar hospedado em Punta del Este e alugar um carro para poder ir até a Casapueblo ver o pôr-do-sol, já que os passeios que saem de Montevideo voltam antes do entardecer à cidade. Os passeios que saem de Punta del Este também voltam antes. Isso porque o pôr-do-sol no verão pode chegar a acontecer às 21h! E os passeios voltam antes aos hotéis, para que os passageiros possam chegar aos seus hotéis em tempo de sair para curtir a noite.
Segundo, mesmo se você estiver hospedado lá, a Casapueblo é um pouco distante de Punta del Este. Fica lozalizada em Punta Ballena, na saída de Punta del Este em direção à Montevideo. O transporte até lá não é dos mais fáceis. As linhas de ônibus não param na Casapueblo e os táxis não vão te esperar lá, a menos que você desembolse uma pequena fortuna.
Terceiro, às vezes você se programa para estar hospedado em Punta del Estealuga um carro para ir à Casapueblo, e… está nublado.

Vou ou não vou?

Se você tiver um tempo razoável de viagem, estiver em Punta del Este, quiser ir até a Casapueblo assistir ao pôr-do-sol e o tempo estiver bom, claro que será maravilhoso.
Mas não aconselharia mudar os planos de uma curta viagem para poder fazer este passeio. Existem muitas outras coisas para se ver e conhecer. Museus, vinícolas, bodegas de azeite, praias, e a própria Casapueblo, em qualquer horário, é um passeiincrível e não pode deixar de faltar no seu roteiro.
Para poder curtir este pôr-do-sol na Casapueblo, já vi muitas pessoas pagando caro, pegando traslado privado, tendo que se hospedar em Punta del Este em baixa temporada, quando a cidade fica vazia, saindo correndo de Montevideo e encarando o processo de check-in / check-out, fazendo e desfazendo as malas para poder estar na Casapueblo ao entardecer. E já vi pessoas que fizeram tudo isso e chegaram lá para ver o céu nublado.
A menos que você realmente tenha tempo ou se já é a sua segunda vez no país, ou tenha dinheiro para gastar em táxis, traslados privados, hospedagem, ou até mesmo muita disposição para ir de ônibus e encarar a logística, assista ao pôr-do-sol na praiaÉ lindomaravilhoso e você irá se encantar.
Afinal, como disse lá em cima, o pôr-do-sol no Uruguai é um dos mais belos que já vi na vidaE você o verá. Basta olhar para o mar.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...