O clima em Montevidéu

Publicado em Categorias Dicas de Montevidéu, Dicas de Viagem, Notícias

O clima em Montevidéu | Uruguai

Montevidéu, a capital do Uruguai, é uma cidade litorânea, no sul do continente Sul Americano. Ou seja: faz frio em Montevidéu!
Faz frio sim, mas não o ano todo. De Dezembro a Fevereiro faz calor! E muito! As temperaturas chegam aos 40ºC e é difícil caminhar pelas ruas. O ar úmido dá uma sensação de mais calor ainda.
O frio chega a partir de abril e nos acompanha até meados de novembro. Nos meses de junho, julho e agosto, é normal as temperaturas chegarem a zero. Às vezes, chegam a ser negativas. O sol aparece para tentar aliviar um pouco a nossa vida por aqui. As manhãs são geladas e as noites também. O fim da tarde já dá sinais de que a noite será muito fria.

o clima em montevideu
O clima em montevideu
o clima em montevideu

Mas tudo bem! O armário dos uruguaios já está preparado para estas condições. Casacos grandes, coletes quentinhos, milhões de cachecóis, sobre pele, ceroulas, luvas e todo o aparato necessário.
Os casacos aqui são pesados e grossos. Difícil de encontrar no Brasil. Assim, o melhor é comprar algumas peças por aqui.
Para as mulheres, é difícil se arrumar para sair no inverno. Normalmente, os lugares são fechados e quentes. Então, é necessário colocar uma roupa fresca por baixo e calças que não sejam muito quentes também. Caso contrário, corre-se o risco de cozinhar no restaurante e principalmente na balada.
Elas saem de saia! Isso mesmo. As mulheres em Montevidéu saem de saia no frio abaixo de zero. Me pergunto como conseguem tal façanha. A resposta é simples. O uniforme do colégio é composto por saia, camisa e gravata. Elas podem usar meias grossas embaixo da saia, mas não podem usar calças. Assim, desde crianças já estão acostumadas com este frio.
Outra coisa importante a se considerar no frio das cidades litorâneas do Uruguai: o vento. Ele vem e corta. Simples assim. É um vento gelado e muito forte que faz os ossos tremerem. Por conta da umidade e do vento, parece que está muito mais frio do que realmente está.
Muita gente vem visitar o Uruguai nos meses de frio e não têm noção disso. Por isso é importante se informar e trazer a roupa adequada. Assim, pode-se aproveitar melhor a viagem.
No inverno algumas tarefas são mais difíceis. Acho que a pior delas é, sem dúvida, fazer exercícios. Sair para caminhar pela rambla em uma manhã de frio intenso é para poucos. Ainda assim, é possível ver muitas pessoas (muitas mesmo) caminhando de manhã. No verão a quantidade de pessoas se exercitando ao ar livre é muito maior.

o clima em montevideu

Mas o frio tem sim suas compensações. Sair da rua gelada e entrar em um restaurante com calefação, comer um prato quentinho, tomar um cafezinho ou um chá para aquecer. Também é muito bom poder acender uma lareira e ficar esquentando os pés ao chegar em casa.

o clima em montevideu

Uma boa pedida é reunir-se com os amigos em algum lugar para jantar, tomar um bom vinho, conversar e se divertir bastante até sentir calor. Normalmente os restaurantes tem suas parrillas, o que deixa o ara ainda mais quentinho.

o clima em montevideu

 

o clima em montevideu

Além disso, não tem nada melhor do que ficar junto com o seu amor em uma noite de frio.
Os dias de inverno são gelados. A gente reclama do frio. Mas quando chega o verão, as pessoas até sentem falta daquele friozinho do inverno.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...