Música no Uruguai: uma playlist com ritmos do paisito

Publicado em Categorias Morar no uruguai, Notícias

Música no Uruguai: uma playlist com ritmos do paisito - Montevideu | Uruguai

A cantora Tamy, à convite nosso, fez uma playlist bem bacana de músicas uruguaias que trazem o ritmo uruguaio de raiz, como o Candombe. Confira a seleção!

Brasileiros no Uruguai é uma agência de turismo especializada no Uruguai. Oferecemos serviços completos de turismo para quem vai viajar ao Uruguai: pacotes, passeios, traslados, hospedagem e mais. Entre em contato conosco  e solicite um orçamento para a sua viagem ?

Quando se pensa em música no Uruguai, qual é o primeiro ritmo que vem à cabeça? Pela proximidade geográfica e cultural com a Argentina, logo pensamos Tango. (Um rápido parênteses: não podemos esquecer da eterna dúvida sobre o nascimento de um dos grandes nomes do tango, Carlos Gardel!).
Assim como Buenos Aires, Montevidéu também é a capital e berço do estilo de música e dança que encanta os brasileiros pela carga dramática, pelo ritmo sedutor e eloquente.
Mas o Candombe e a Murga, outros dois ritmos populares no país também vão aparecer com frequência nas pesquisas.

Candombe e Murga

Candombe é um ritmo afro-latino de extrema relevância no “paisito”. Além de fazer referência à história do povo negro e da diáspora africana, hoje ele também é um importante instrumento cultural do movimento negro. Os tambores evocam ritmos e melodias que são familiares aos brasileiros. (No meu novo CD, Parador Neptunia, as influências do Candombe são marcantes, principalmente em Te Parece e Ayer Te Vi, ambas composições do grande mestre – e um grande amigo – representante do Candombe, Ruben Rada).
Murga é uma expressão artística presentes nos países de origem espanhola. A banda de Murga é formada apenas por homens, que fazem um musical com letras que criticam a política local. Com seus instrumentos de percussão e caras pintadas, arrastam multidões em festejos carnavalescos.
Hoje, esses ritmos podem ser desfrutados em sua maneira mais tradicional: um show de tango, uma apresentação de candombe ou um desfile de murga. Mas quero apresentar para vocês um Uruguai sonoro diferente e, porque não, surpreendente, que bebe desses ritmos e encanta a todos por aqui.

Playlist de Músicas do Uruguai

À convite de Brasileiros no Uruguai, elaborei uma playlist de músicas uruguaias que abraça um pouco de todos os gostos musicais. Nessa lista, vocês vão conhecer canções pop – ou, como eu prefiro dizer – más fresquitas!
Essa playlist reúne canções que foram, e ainda são, sucesso no Uruguai desde os anos 90 até os dias de hoje. Ao sentar-se em um café ou restaurante por aqui, possivelmente você vai escutar algumas delas! São canções já fazem parte do estilo de vida dos uruguaios e que traduzem um pouco do espírito dos hermanos, fugindo um pouco do estereótipo do “climão do tango”, por exemplo. Porém, é nítido como essas músicas possuem influências mais tradicionais do país.
Nessa seleção, priorizei por apresentar músicos de uma geração mais jovem, mas que, como já mencionei acima, não negam suas origens. Maia Castro, por exemplo, canta e toca ritmos tradicionais, mas sempre com a jovialidade e vivacidade que lhe compete. Um belíssimo trabalho.
Em meu novo CD, tento fazer um pouquinho disso. Apesar de não ser uruguaia, já considero o país uma segunda casa e, inevitavelmente, o candombe, o tango, são referenciais, assim como composições de músicos uruguaios (como o caso de Nana de Agua, do uruguaio de Artigas, cidade fronteiriça com o Brasil, Ernesto Díaz).
Sugiro que deem o play e sintam essa vibração! As canções selecionadas são de extrema importância para o povo uruguaio e com certeza farão parte do seu dia-a-dia no país. Entre elas estão algumas vencedoras do Grammy Latino, do Premio Gardel… sem contar que trazem grandes nomes que jamais poderiam ficar de fora: Ruben Rada, Jorge Drexler, Bajofondo
Se já conhece o Uruguai feche os olhos e tente se lembrar das paisagens. Se não conhece aproveite que este é o momento de sentir a vibe desse país tão hermoso.
Aperte o play e buen viaje!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...