La Cumparsita – O Tango mais famoso do Mundo

Publicado em Categorias Dicas de Passeios, Notícias

La Cumparsita | Uruguai

La Cumparsita
 é até hoje um dos mais famosos e também um dos mais lembrados tangos. Se você acha que não conhece, você na verdade conhece e já ouviu inúmeras vezes.

El Tango de los Tangos foi inicialmente composto para ser, acreditem ou não, uma marchinha de carnaval! (!!!). A música La Cumparsita foi criada e escrita pelo músico uruguaio Gerardo Matos Rodríguez, entre 1915 e 1916, para uma comparsa de carnaval da Federação de Estudantes do Uruguai. Assim, inicialmente, era uma marchinha para festejar o carnaval.
Sua estreia aconteceu no famoso (e extinto) Café La Giralda, localizado no edifício do Palácio Salvo, na esquina da Praça Independência, em 1916. (No Palácio Salvo existe uma plaquinha que diz que ali foi tocado pela primeira vez o tango mais famoso do mundo).
Após esta apresentação inicial, o tango foi reproduzido e apresentado por algumas orquestras no Uruguai e na Argentina.
Em 1924, Pascual Contursi e Enrique Pedro Maroni reescreveram a letra da canção e batizaram de “Si Supieras”. Ao saber disso, o autor Gerardo Matos Rodríguez os processou imediatamente, mas ganhou a batalha judicial apenas em 1948. Mas a esta altura o seu tango já estava na boca do povo, com a nova letra, que pegou.
O cantor Carlos Gardel e outros grandes nomes do cenário do tango deram sua voz para a música e em 1947 foi lançado um filme, dirigido Antonio Monplet chamado La Cumparsita.
La Cumparsita foi o tango mais difundido mundialmente e suas notas ecoaram por todos os lugares. Os especialistas são unânimes em dizer que sua melodia tem uma estrutura simples e muito bela.
Orgulho nacional, o tango La Cumparsita colocou o Uruguai para sempre na história do Tango.

Gostou?
Veja o Tango La Cumparsita tocado por Rufo Herrera e Orquestra Ouro Preto:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...