Dia do Patrimônio no Uruguai

Publicado em Categorias Dicas de Passeios, Notícias

Dia do Patrimônio no Uruguai

Dia do Patrimônio no Uruguai

Esse fim de semana, dia 4 e 5 de outubro, é comemorado o dia do Patrimônio no Uruguai. Este evento acontece desde 1995 e é uma data em que se celebra a o Patrimônio Cultural do Uruguai e os espaços públicos abrem suas portas para receber os visitantes uruguaios e estrangeiros. Museus, atividades culturais, show de tango e exposições enchem as ruas de cultura neste fim de semana, em todo o país.
O mais legal é que os museus e espaços públicos vão oferecer visitas guiadas para os visitantes. Imagina? Visitar o Palácio Salvo com visita guiada, o Cabildo de Montevidéu, a Jefatura do Porto e até os Correios. As cidades mais importantes do país vão ter algum tipo de atividade, mas o agito mesmo acontece em Montevidéu.
Listamos algumas das atividades do fim de semana em Montevidéu, mas você pode ver a programação completa aqui.


Fortaleza General Artigas – Bairro Cerro – Visita guiada e mostra sobre a importância da fortaleza e sobre a evolução dos armamentos. A Banda do Exército vai se apresentar e haverá tiros de salva de canhão.
Cabildo – Plaza Matriz – Mostra sobre evolução de espaços públicos em Montevidéu. Visita guiada e mostras de artistas.
Casona Mauá – Ciudad Vieja –  Exposição do processo de reciclagem da Casa. Mostra sobre a linha do tempo de Barão de Mauá. Mostra sobre a Baixa Ciudad Vieja – Antes e Depois. Atividades de rua: passeio pela cidade velha explorando música, arte visual, design de moda, pintura de mural e gastronomia.
Asociación de Despachantes de Aduana del Uruguay (ADAU)|Sala Bonet – Porto – Exibição de trens de miniatura do grupo “Ferroaficionados Uruguay”. Visita ao edifício e mostra das pinturas de murais de Augusto Torres Piña (filho de Joaquín Torres García), inspirados na arte arcaica africana.
Igreja Matriz, Catedral de Montevideo – Plaza Matriz – Visita guiada pela igreja e mostra dos livros paroquiais onde se encontra a certidão de nascimento de José Gervasio Artigas.
Museo de Artes Decorativas Palácio Tarancó – Ciudad Vieja – Aberto para visitação do Palácio, com mostra arqueológica e obras de Goya, Ribera, Zuloaga, entre outros.
Museo Interactivo del INAC – Ciudad Vieja – O museu conta com quatro salas que mostram o processo produtivo da carne desde a criação até à mesa, em uma mostra interativa, onde o percurso é realizado com óculos 3D.
 Museu Figari – Ciudad Vieja – Visitas guiadas pelo museu com exposição de pinturas, livros, documentos e projeções sobre Pedro Figari.
Teatro Solís – Ciudad Vieja – Visita guiada e Projeções – “10 anos de Teatro Solís” e “A Construção de um Sonho”.
Palácio Salvo – Centro – Visita e exposições.
Palacio Legislativo – Visita guiada pelo Palácio Legislativo.
Administración Nacional de Correos – Ciudad Vieja – Visita guiada ao edificio dos Correios.


A lista completa de atividades é muito maior e tem detalhes da programação e horários. Dica: abra a página de atividades e digite Ctrl + F (localizar) e busque dentro do arquivo a palavra que te interessa. Exemplo: Tango. E aí você pode encontrar onde acontecerão os shows, exposições e aulas de tango pela cidade.
É uma oportunidade legal para quem está visitando a cidade e para quem mora no Uruguai, já que os museus e locais públicos fecham de fim de semana. Além disso, muitos locais que normalmente não são abertos para visitação, abrem as portas para contar um pouquinho da história do país.
Veja a lista e programe um fim de semana super divertido em Montevidéu! ?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...