O Chivito Uruguaio

Publicado em Categorias Dicas de Gastronomia, Notícias

Chivito | Uruguai

Brasileiros no Uruguai é uma agência de turismo especializada no Uruguai. Oferecemos serviços completos de turismo para quem vai viajar ao Uruguai: pacotes, passeios, traslados, hospedagem e mais.  Entre em contato conosco  e solicite um orçamento para a sua viagem ?

Primeiramente, o Chivito uruguaio é uma especialidade por aqui, criado por um restaurante em Punta del Este chamado el Mejillón, em 1940.

É uma das marcas da culinária uruguaia e merecia um post só para ele (veja o post sobre Gastronomia no Uruguai).

Ou seja, trata-se de um sanduíche à base de filet, muito saboroso! Normalmente, vem em tamanho gigante, para o deleite das pessoas de grande apetite.

É geralmente elaborado com filet de carne macia feita na chapa, presunto (jamón), mussarela, bacon (pancetta), alface (lechuga), fatias de tomate e ovo cozido com maionese e vem acompanhado de uma porção de batatas fritas ou salada de batatas (ensalada rusa).

 

Variações do chivito uruguaio

 

Cada restaurante tem seu tipo especial de Chivito. Os mais tradicionais são os chivitos Al Pan (com pão), Al Plato (sem pão) e os mais pedidos: os Chivitos Canadienses, que levam outros ingredientes como pimentão, azeitonas e pickles.

O Chivito Canadiense é um tipo mais flexível, onde se agregam outros tipos de ingredientes.

Chivito | Uruguai
Chivito Canadiense

Ficou com fome? Nós também. ?

Por isso, depois de te apresentar a história do Chivito uruguaio e a representatividade dele na culinária do país, vamos te apresentar alguns restaurantes para comer chivitos simplesmente DELICIOSOS em Montevideo:

 

Onde comer um Chivito Uruguaio

 

La Pasiva

Chivito Uruguaio - La pasiva

O La pasiva é uma rede de restaurantes super tradicional que você vai encontrar em todo o Uruguai, praticamente em todas as esquinas. O cardápio pode variar um pouco de acordo com cada franquia. Isso porque alguns restaurantes são mais focados em pratos mais completos e outros em lanches e pizzas, mas todos têm o tradicional chivito.

Contuso, existem diversos tipos de chivito no menu. Ainda assim o mais tradicional, como dito anteriormente é o Chivito Canadiense. Esse chivito é feito no pão, mas também tem a opção de chivito al plato.

Chivito Uruguaio - La pasiva al pan
Chivito al pan do La Pasiva

O custo médio de um chivito por aqui é de R$ 40 reais.

 

Bar Arocena

Chivito Uruguaio - Bar Arocena 2

O Bar Arocena é um ponto tradicional do bairro de Carrasco, que funciona deste o ano de 1929. O lugar é pequeno e bem simples, no maior estilo boteco. Tem uma decoração que perdurou durante os anos, cheio de quadros com fotos históricas em suas paredes, camisas e bandeiras de times de futebol.

Um dos pontos fortes, além da tradição e de um chivito delicioso, é que o Arocena está aberto 24h e fica bem próximo ao aeroporto.

O Bar não tem cardápio. A garçonete que atende as mesas te conta quais são as sugestões da casa e você faz seu pedido. Por aqui o único chivito oferecido é o tradicional Canadiense, com bife, pimentão, queijo, presunto, bacon, ovo, tomate, alface, maionese, cogumelo e por aí vai.

Chivito Uruguaio - Bar Arocena
Chivito al pan do Bar Arocena

O sanduiche é realmente delicioso, mas de uma maneira geral achamos o valor um pouco caro. O Chivito custou 420 pesos, cerca de 46 reais e não inclui batata-frita, como de costume. Pedimos a porção de batata a parte e custou mais 190 pesos, cerca de 22 reais.

O que assustou mesmo foi o preco do refrigerante: 130 pesos uma garrafinha de 500 ml, cerca de 15 reais.

Mas, de todas as maneiras, aproveitamos a noite em um lugar agradável e com uma comida muito gostosa. Acredito que o preco não esteja muito mais alto do que uma hamburgueria tradicional de São Paulo, por exemplo.

 

Lo de Pepe

Chivito Uruguaio - Lo de Pepe

Lo de Pepe é uma rede de lanchonetes presente em vários pontos de Montevideo. A mais recente é a do Mercado del Imigrante, um novo ponto gourmet bem no centro da cidade, que está aberto todos os dias da semana.

O valor é bastante atrativo e por aqui também podemos pedir o chivito al pan ou al plato.

Chivito Uruguaio - Lo de Pepe al plato
Chivito al plato do Lo de Pepe

O atendimento é tipo McDonald’s, você faz seu pedido no caixa, espera ficar pronto e aproveita cada mordida.

Além disso, achamos o chivito al plato muito bem servido. Sendo assim, se você não estiver com muita fome, um chivito al plato do Lo de Pepe serve até duas pessoas.

Saiba Mais:

Encontre os Restaurantes em Montevidéu.
Compre aqui seu Almoço Completo de Chivito no Bar Facal.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...