Cabo Polônio no Uruguai

Publicado em Categorias Nossas dicas de viagens, Notícias, Todos os Posts, Últimos posts

dunas cabo polonio uruguai 1

Cabo Polônio: um dia e uma noite em uma das praias mais selvagens (e charmosas) do Uruguai

Cabo Polônio é uma praia quase selvagem, localizada no Departamento de Rocha, no Uruguai. É conhecida por suas grandes dunas e por conservar o clima de vilarejo, com pouquíssimos habitantes e casinhas rústicas de madeira colorida.

Lá não tem eletricidade e só se pode chegar de caminhão 4 x 4 – ou a cavalo (há passeios que te levam a cavalo).

Desde que soube da existência dessa praia, eu queria conhece-la. Ela fica 140km distante de Punta del Este e por isso, programei uma viagem especialmente para ir a Cabo Polonio.

Foi uma viagem de dois dias e uma noite, no mês de novembro (baixa temporada). Então o clima estava começando a esquentar e a cidade não estava tão lotada. Com todos esses fatores à meu favor, me pareceu uma ótima época para conhecer Cabo Polônio.

 

Como chegar em Cabo Polônio

Nós optamos por ir de carro, saindo de Montevideo, mas é possível chegar a Cabo Polônio de ônibus e você pode consultar os preços e horários aqui no Terminal Tres Cruces de Montevideo. Tem um post completo com informações sobre como chegar em Cabo polônio no nosso blog. Confira aqui.

Saímos de Montevidéu e percorremos a Interbalneária (Ruta 9) até Punta del Este – Manantiales, onde buscamos uma amiga que estava hospedada lá. De lá pegamos a Ruta 104 para voltar a Ruta 9 e seguimos até Rocha, onde pegamos a Ruta 15 a caminho de La Paloma.

(Podíamos ter seguido pela Ruta 10, para ir pela costa, mas fomos alertadas que a balsa da Laguna de Rocha poderia estar fechada, ou com atrasos, devido às fortes chuvas do dia anterior).

Em La Paloma, pegamos a Ruta 10 até chegar em Cabo Polônio. A estrada segue em mão dupla e tem alguns buracos, mas a entrada para Cabo Polônio tem uma placa de sinalização na estrada, o que facilita a nossa chegada.

cabo polonio uruguai dunas praia

 

Comprando o ingresso para Cabo Polônio

Na entrada da reserva, há um estacionamento (descoberto), onde você pode estacionar o carro. Desde o estacionamento é possível avistar a enorme recepção, cuja arquitetura moderna contrasta com a paisagem deserta.

cabo polonio uruguai

Lá está a bilheteria, além da ampla área de lounge e uma cafeteria. É quase difícil de acreditar nesse lugar lindo, no “meio do nada”, em um lugar rústico como aquele. Mas assim é o Uruguai… sempre nos surpreendendo com a sua incansável mescla do antigo com o moderno.

cabo polonio uruguai horarios

cabo polonio uruguai

Os ingressos para a entrada em Cabo Polônio de caminhão 4×4 variam de preço, mas a ida e volta nos custou por volta de 30 reais. (Não gosto de colocar preços no blog porque variam muito de estação para estação, ou simplesmente porque o preço aumentou ou diminuiu sem muita explicação).

Os horários também podem ser alterados sem prévio aviso. Então, o ideal é sempre olhar no site do Puerta del Polonio para verificar preços e horários de saída dos caminhões.

Após comprar os ingressos, esperamos a próxima saída do caminhão, com outras pessoas (a maioria estrangeiros) no local de espera.

 

No caminhão 4×4

O caminhão 4×4 para ir a Cabo Polônio é algo que nunca havia visto. Embaixo, bancos cobertos onde as pessoas sentam uma ao lado das outras. Em cima, um banco grande na frente do caminhão e um banco atrás. Esses bancos superiores são para quem quer ver a paisagem e não se importa em ir sacolejando.

Porém, minha amiga, que tem medo de altura, ficou um pouco desconfortável. No entanto eu aproveitei (e muito) a linda visão.

cabo polonio uruguai caminhão 4x4 1

cabo polonio uruguai caminhão 4x4 1

O caminho de terra, quando se está em cima do caminhão, parece um pouco longo. Talvez seja a ansiedade de chegar.

cabo polonio uruguai estrada

Depois de poucos minutos já podíamos avistar a praia e o imenso farol. A praia é uma pequena península. Do outro lado do Farol estão as casas coloridas, marca registrada de Cabo Polônio.

praia cabo polonio uruguai

praia cabo polonio uruguai

O caminhão para na praça principal, onde todos descem, já que lá tem restaurantes, lanchonetes e hostels. Tudo pertinho.

cabo polonio uruguai

 

Onde Ficar em Cabo Polônio?

Em Cabo Polônio, não há muita opção de conforto ou luxo, pois a ideia é ter contato com a natureza em um lugar simples e rústico. Ainda assim existem diversos hostels e casinhas para alugar e até alguns hotéis.

Veja aqui nosso post sobre onde ficar em Cabo Polônio, com opções de hospedagens que recomendamos.

Nós ficamos em um hostel bem pertinho da parada final do caminhão. O hostel só tinha quartos compartilhados e por isso dividimos o quarto com mais 4 pessoas: um casal da Rússia, um da Argentina e um outro casal da Colômbia. Tinha banheiro compartilhado dentro do quarto e, para tomar banho, tinha que ser o banheiro que estava lá fora.

No Hostel não havia um único Uruguaio, nem tampouco algum brasileiro. Eram gringos de todas as partes: Irlanda, Inglaterra, Colômbia, Rússia, Argentina, França e outras pessoas que não sabia bem de onde eram, mas não falavam espanhol nem português. Rsrs.

Contemple a vista do nosso Hostel:

dunas cabo polonio uruguai 1

cabo polonio uruguai

 

O Passeio por Cabo Polônio

Cabo Polônio é um lugar para relaxar. Lá não tem muitas atrações e por isso é possível conhecer em apenas um dia (é o que a maioria das pessoas faz).

Para conhecer, existe o Farol de Cabo Polônio, com seus muitos lobos marinhos (leões marinhos) além das Dunas de Cabo Polônio, do outro lado da praia.

farol cabo polonio uruguai

Fomos até o Farol para ver os Lobos Marinhos e a vista de lá de cima. Realmente subir no Farol é um passeio de tirar o fôlego. A vista é simplesmente incrível, porque se vê toda a extensão da praia dos dois lados. É muito bonito. E alto. Minha amiga ficou grudada na parede, sem nem poder chegar perto da borda, porque ela morre de medo de altura.

cabo polonio uruguai

Depois de visitar o farol, fomos às Dunas de Cabo Polônio, que fica do outro lado da praia. Chega-se em 10 minutos caminhando pela praia. Subimos nas dunas para ver a vista e descansar um pouquinho.

praia cabo polonio uruguai

 

A nossa noite em Cabo Polônio

A grande vantagem de ficar em Cabo Polônio para dormir, é poder contemplar a noite maravilhosa e iluminada de estrelas.

Logo depois de visitar as dunas e o farol, voltamos para o Hostel e nos encontramos com o pessoal que também estava hospedado ali.

A noite estava começando a se pronunciar quando o argentino teve a ideia de reunir todos os que estavam presentes para ir comprar carne na mercearia e fazer um churrasco comunitário.

Não tinha opção de restaurante aberto de noite, já que era baixa temporada, e ideia veio em boa hora. Então todo mundo ficou super feliz com a ideia!

Tirando os russos que não quiseram participar – e ficaram comendo arroz com uma verdura de cor verde esquisita – todos os demais foram às compras.

Asado de Tira, Chorizo, Frango, Pãozinho, Fernet com Coca-cola e pronto. Estava armado nosso assado à luz do luar.

noite em cabo polonio uruguai

Então o argentino se encarregou de preparar a fogueira e trazer um pedaço de grelha que havia encontrado.

hostel cabo polonio

Todos se reuniram em volta do fogo para conversar e comer, uma vez que a noite estava muito linda, cheia de estrelas. A única luz que iluminava o céu era a luz do farol que a cada tanto, cortava toda a praia.

noite cabo polonio hostel

Lá pelas tantas, estava todo mundo cantando e dançando. Não havia eletricidade, então cantávamos nós mesmos (músicas internacionais conhecidas, claro). Foi muito divertido.

 

Hora de Voltar

No dia seguinte, arrumamos as malas e fomos tomar o café. O café da manhã era incluído e servido pelo próprio dono do lugar, na pequena cozinha do hostel. Então tinham alguns pães com manteiga e um pedaço de bolo, com café.

Os gringos faziam seu próprio café da manhã, fato que nos causou um pouco de estranhamento à princípio. Um irlandês preparava um macarrão (miojo) com molho pesto frio e o britânico fazia um pedaço de carne frito. Às 9h da manhã.

Na cozinha estava a única tomada que todos compartilhavam para carregar o celular e aparatos eletrônicos, já que funcionava por gerador.

Depois do café, ficamos um tempo na praia, na frente do Hostel até dar a hora de ir para o caminhão.

cabo polonio uruguai

Seguimos para a pracinha e embarcamos de volta para a recepção de Cabo Polônio. Voltar para a civilização foi meio chato.

Gostaríamos de ter ficado pelo menos uma noite mais, para aproveitar o sol e nos divertir com as pessoas que tínhamos conhecido. Tinha que voltar, já era domingo. Mas guardo na lembrança aqueles dias que passei em Cabo Polônio e daquela noite super divertida que passei com aquelas pessoas do mundo.

Pessoas de todos os lugares, de todas as idades, com histórias tão diferentes. E ainda assim, cantando junto, com a mesma alegria, sob as estrelas de Cabo Polônio.

Veja Também