A posse do Presidente do Uruguai Lacalle Pou

Publicado em Categorias Destaques, Notícias

Cavaleiros jinetes do Uruguai

O novo Presidente do Uruguai Lacalle Pou tomou posse, mas foram os cavaleiros do Uruguai que roubaram a cena.

O último dia primeiro de março foi um feriado nacional no Uruguai. Dia da posse do novo presidente do Uruguai Luis Lacalle Pou, do partido Nacional, que se elegeu depois de 15 anos de governo da coalisão Frente Amplia.

Mas, apesar da festa democrática, o que chamou atenção da população foi a marcha de mais de 3.700 cavaleiros montados em seus lindos cavalos.

Em espanhol esses cavaleiros são chamados de “jinetes”. Eles vierem de diversos pontos do país com a intenção de escoltar o presidente.

cavaleiros do Uruguai

Com trajes típicos dos gauchos e bandeiras em mãos, algumas delegações marcharam durante 20 dias para chegar à Montevideo.

Como os cavaleiros do departamento de Rivera, por exemplo, que fica a aproximadamente 500 km da capital do país.

Cavaleiros do Uruguai

Seguramente, para para fazer uma viagem assim foi necessário uma logística especial.  Por isso todo uma estrutura foi montada, com caminhões que levavam todos os suprimentos, alimentos e medicamentos para os cavalos.

Para esses cavaleiros o animal vem em primeiro lugar. Segundo eles, a pátria foi construida à cavalo. Por isso a marcha tem uma simbologia tão importante para o povo uruguaio.

E realmente foi algo emocionante de assistir: famílias inteiras marchando pela pátria, com a esperança de dias melhores.

Os cavaleiros do Uruguai chegaram em Montevideo aos poucos, mas no dia anterior a posse já estavam todos reunidos no predio onde Acontece a Expo Prado.

Passaram a noite ali e na manhã do dia 1 de Março marcharam por importantes avenidas de Montevideo até o Palácio Legislativo, onde acontecia o evento de posse do presidente.

Em seguida, escoltaram o carro presidencial até a Av. 18 de Julio, a principal Avenida do país.

Cavaleiros do Uruguai