Encontre seu Passeio



Mais Lidos




Banner_left_Argentina

Assine Nossa Newsletter

Enviar

Banner_left_Argentina

MAPI – Museu de Arte Precolombino e Indígena

DSCN3207_0

Descrição

Bem-vindo ao MAPI, Museu de arte pré-colombiana e indígena localizado na Cidade Velha, zona antiga da cidade de Montevidéu.

O prédio foi construído no final do século XIX pelo Dr. Emílio Reus, projetado originalmente para tornar-se em estabelecimento médico hidrotérmico terapeuta. Sem abrir como tal, abrigou anos mais tarde ao Ministério do Desenvolvimento e em seguida, ao Ministério da Defesa Nacional.

Após ser fechado por um longo período, o prédio começou a ser reciclado no início do 2000 com o apoio do governo das Ilhas Canárias. Foi declarado monumento Histórico Nacional em 1986 por o seu valor patrimonial e urbano e é testemunho da arquitetura eclética- seu historicismo – com forte influência italiana – e da tecnologia construtiva própria do seu tempo.

O projeto do edifício tinha uma grande piscina de água quente, a ser localizada no centro do que fora mais tarde a Sala de Atos do Ministério da Defesa e atualmente a sala principal do MAPI. A planta física, com mais de 4.000 m2, pode desenvolver atividades de complementariedade com instalações destinadas a Biblioteca, Quarto de fumadores e do Restaurante.

A área em que se encontra o edifício do MAPI, ademais da proximidade com o porto de Monte-vidéu e seu Mercado, está em processo de recuperação, oferecendo um único circuito cultural. As obras de reciclagem feitas no atual Museu do Carnaval, o Teatro Solís, o Hotel Columbo, a casa de Mojana – atual Centro Cultural de Espanha – e o edifício Jaureguiberry, as ruas Sarandí e Pérez Castellanos feitas para pedestres e o conjunto de melhoras realizadas em toda a área, ajudaram a revitalizá-la.

O MAPI oferece aos seus visitantes uma coleção permanente de mais de 3000 peças arqueológi-cas e etnográficas de diferentes culturas da América Latina com ênfases sobre os povos que habitavam o atual território uruguaio.
O Museu realiza anualmente exposições temporárias sobre diferentes aspectos relacionados a sua temática. As coleções estão organizadas em duas áreas temáticas e cinco geográficos e culturais. Um referido ao período temporário conhecido como Paleoíndio e cinco espaços dedicados a diferentes regiões culturais do continente, localizados nas salas principais.

Durante a visita, você vai encontrar espaço Uruguai – com peças do atual território uruguaio – e os espaços correspondentes a área sul da Cordilheira dos Andes, a área Andina, a zona intermédia e a área mesoamericana.
Nós convidamos você a mergulhar-se em uma apaixonante viagem pelo passado do continente americano.

Contato

contacto@mapi.uy
+598 2916 9360
http://mapi.uy

Localização

Rua 25 de mayo 279 entre Colón e Pérez Castellano, na Cidade Velha de Montevideo, Uruguay.

Gostou? Dê sua avaliação: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading...
Gostou dessa matéria? Veja também artigos sobre a Argentina


Exibir botões
Esconder botões