Serviços básicos no Uruguai

Encontre seu Passeio

Assine Nossa Newsletter

Enviar

Banner_left_Argentina

Serviços básicos no Uruguai

serv_basicos

Para começar a viver no Uruguai, é necessário contratar alguns serviços básicos como água, luz, gás, telefone, internet, etc.

Para ajudar os brasileiros que estão no Uruguai, reunimos uma lista de informações importantes para obter os serviços básicos no país. A maioria pode ser contratada com documentos brasileiros (passaporte ou documento de identidade) por telefone.

 

Telefonia

 

Para contratar um telefone fixo, deve-se entrar em contato com a Antel, única operadora de telefonia fixa do Uruguai. A Antel também oferece telefonia celular e internet. Assim, você pode contratar um plano que oferece todos estes serviços.

Porém, a Antel não possui serviço de TV a cabo. Para ter este serviço, é necessário contratar empresas que ofereçam combos com TV. A empresa TCC tem contrato com a Antel e oferecem combos completos de telefone fixo, celular, internet e TV.

Na Antel, existe um canal de atendimento por telefone específico para cada serviço. Para saber mais, clique aqui.

 

TV a Cabo

 

Existem duas empresas principais que prestam serviços de TV a cabo no Uruguai: TCC e Directv. A vantagem da TCC é que oferece combos de internet, celular e telefonia fixa, já que tem convênio com a Antel.

Acesse o site da Directv aqui.

Acesse o site da TCC aqui.

 

Luz

 

A companhia de energia elétrica no Uruguai chama-se UTE (Administración Nacional de Usinas y Transmisiones Eléctricas).

As tarifas são mais caras no período da noite, considerado horário de pico.

Para abrir uma conta em seu nome, entre em contato no número 0800-1930 (para ligações de telefone fixo) ou *1930 (para ligações de telefone celular).

Se preferir, acesse o site da UTE aqui e saiba mais sobre tarifas.

 

Água

 

A companhia que abastece o Uruguay chama-se OSE (Obras Sanitárias del Estado).

O cálculo do uso da água é feito mensalmente pelo medidor.

Para quem mora em prédios, normalmente a água é incluída no condomínio (gastos comunes). Para quem mora em casa, o valor não é compartilhado e chega diretamente para o morador.

Para entrar em contato com a OSE, ligue para 0800-1871 ou acesse o site aqui.

 

Gás

 

Em Montevidéu, o gás encanado é provido pela MontevideoGas, mas muitas casas e apartamentos não possuem este tipo de serviço e o morador precisa comprar o botijão de gás convencional, que é vendido pelos caminhões de gás (como no Brasil) ou por empresas que entregam na sua casa.

Provavelmente, ao mudar-se para uma casa ou apartamento, o serviço de gás encanado, se houver, já estará instalado. Verifique o nome da companhia fornecedora e entre em contato para alterar o proprietário da conta.

 

Delegacias

 

No Uruguay as delegacias são chamadas de “seccionales policiales” e existe uma para cada bairro ou região. O site da polícia de Montevidéu pode ser acessado aqui.

A polícia dos principais locais turísticos do Uruguai você pode conferir navegando no menu de cada local no item “Serviços”.

 

Limpeza das graseras

 

No Uruguai é comum que cada casa ou apartamento tenha uma grasera, que nada mais é do que um receptor de gordura (grasa = gordura) instalado normalmente abaixo da pia ou na parte externa da casa.

As graseras devem ser limpas habitualmente, para que não acumulem resíduos em excesso e não deixem um odor ruim ao ambiente.

Existem empresas sanitárias especializadas em limpar graseras, que você pode contratar. Normalmente em edifícios este serviço já está incluso no condomínio (gastos comunes) e um funcionário vem limpar a sua grasera no seu apartamento, uma ou duas vezes por mês.

A maioria das pessoas que moram em casa limpam a grasera por conta própria. Não é difícil, mas para quem não está habituado, é bom contratar alguém para limpar pelo menos a primeira vez, para ver como se deve fazer.

 

Pagamentos de contas

 

As pessoas no Uruguai pagam suas contas por meio de redes de pagamentos. Existem duas redes de pagamento no Uruguai: Redpagos e Habitab, que são uma espécie de casa lotérica, onde se vai pagar contas. No Habitab, a rede mais utilizada, é possível comprar ingressos para shows e outros serviços públicos e privados.

No Uruguai o conceito de pagamento pela internet ainda não está tão difundido e as pessoas e empresas costumam pagar suas contas por meio destas redes de pagamento, apesar de que os serviços básicos podem ser pagos pela internet (internet, gás, telefone, água, tv a cabo, etc.).

 

Bancos e sistema financeiro

 

Os principais bancos do Uruguai são o Banco da República (BROU), BBVA e Banco Central (BCU). Outros bancos internacionais como Itaú, Santander e HSBC também estão presentes no país. Atenção: estes bancos internacionais não têm conexão com os bancos dos países de origem, ou seja, sua conta no banco Itaú no Brasil não pode ser acessada no banco Itaú do Uruguai, nem para sacar dinheiro.

Para sacar dinheiro, deve-se habilitar esta função do seu cartão internacional de crédito ou débito e sacar nos caixas eletrônicos da Banred e Redbrou, que aceitam saques internacionais e de todos os bancos do país.

Muitos lugares ainda não aceitam cartões como forma de pagamento, como restaurantes e lojas. Tenha sempre uma outra forma de pagamento.

Para adquirir um cartão de crédito, alugar um apartamento ou mesmo solicitar um serviço como uma linha telefônica, algumas empresas pedem um depósito em garantia, que é devolvido ao final do plano ou contratação do serviço.

 

Serviços 24h

 

Não existem muitos serviços 24h no país e a maioria dos estabelecimentos fecha às 22h. Alguns postos de conveniência dos postos de gasolina (estaciones de servicios) e quiosques ficam abertos 24h, onde se pode comprar cigarros, petiscos e bebidas.

A venda de bebidas alcoólicas nestes estabelecimentos está proibida a partir da meia noite.