Mercado do Porto (Mercado del Puerto)

O Mercado del Puerto (Mercado do Porto) foi inaugurado em 1868. Suas estruturas foram contruídas na Inglaterra, na cidade de Liverpool.

O mercado não é exatamente um mercado como nós estamos acostumados a visitar no Brasil. Este abiga apenas restaurantes e lojas de artesanatos. É um centro gastronômico importante da cidade e as especialidades são a Parrillada - prato elaborado com carnes variadas feitas na parrilla (a churrasqueira urugaia que assa carnes à base de lenha) e o Medio y Medio, um tipo de espumante com vinho branco, bebida típica uruguaia.

As carnes e queijos uruguaios têm uma qualidade muito boa. As carnes estão sempre macias e suculentas. O cardápio tambem inclui itens que não estamos muito acostumados a comer no Brasil, como riñones (rins), molleja (glândulas salivares do boi) e chinchulines (intestinos). Para quem tem um paladar mais sensível, peça pelos cortes de carnes simples. São todas espetaculares.

Se estiver calor, pode pedir o Clericot, uma bebida feita com vinho branco e frutas, servida geladinha, é uma ótima opção para os duis mais quentes.

O mercado fica aberto até às 16h. Fique atento ao andar pelas ruas perto do mercado. Montevidéu é uma cidade muito segura, mas a região, normalmente cheia de turistas, pode atrair batedores de carteiras. Atenção nunca é demais.

Fora do mecado há uma feirinha de artesanato onde se podem adquirir coisas lindas, feitas pelos artesãos locais.

Nas mesas dos restaurantes, costuma-se ouvir muitos brasileiros e os garçons se arriscam a conversar com você em Português. Até que eles se saem muito bem.

Localização: 
Rua Pérez Castellano esquina com Rambla 25 de Agosto de 1825.
Voltar