Encontre seu Passeio



Mais Lidos




Banner_left_Argentina
Pizza-e-Faina-Uruguai-6

Pizza e Fainá Uruguaio

Tenho que admitir que não entendia os cardápios e me confundia quando queria pedir uma pizza.

Como sou paulistana, estava acostumada com aquelas pizzas redondas cheias de sabores. A que eu mais gostava era portuguesa, ou palmito com Catupiry…catupiry?? Aqui no Uruguai não existe catupiry e muitos nem sabem o que é.

Apareciam todos os sabores separados: Pizza com mozzarella, ou Pizza com mozzarella e tomate / ou azeitona / ou presunto e por ai vai.

Se você pedir somente Pizza, te entregarão massa e molho. Pois é, é engraçado né? Cheguei a ir em festas de amigos uruguaios que serviam a pizza assim: massa e molho, ou as vezes com mozzarella.

 

A Pizza Con Gusto

Para pedir de algum sabor específico, você deve escolher uma Pizza com Gusto. Tem vários e bem parecidos com o que temos aqui no Brasil.

Aos poucos fui descobrindo que havia lugares que tinham pizzas com sabores já incluídos… aí foi a minha alegria. J

A Pizza é feita em forno a lenha, e fica deliciosa. Normalmente vem quadrada.

Pizza e Faina Uruguai

 

El Horno de Juan

Aqui em Montevideo existem vários lugares bons. Uma das pizzarias que eu mais gosto é o famoso ¨El horno de Juan¨ que fica no bairro de Pocitos, em Montevidéu.

As pizzas são bem servidas, são quadradas e vem 8 pedaços, podendo escolher metade de um sabor e metade de outro.

O lugar era bem pequeno, e foi aumentando com o tempo. No fim de semana você pega uma certa fila para poder disfrutar dessa pizza deliciosa. Mas admito que vale a pena. Também fazem delivery, mas é bem mais gostoso comer no momento.

 

O Fainá

O Fainá também é delicioso e é o acompanhante da Pizza no Uruguai. É feito com farinha de grão de bico (harina de garbanzo), água, azeite de oliva, sal e pimenta. Os imigrantes italianos trouxeram o fainá para o Uruguai em 1915 (na Itália se chamava farinata).

Pizza e Faina Uruguai

Depois os rio-platenses inventaram a ¨pizza a caballo¨ que seria a pizza embaixo e o faina por cima. Mas o Fainá pode ser consumido sem nada também e fica delicioso. Em alguns lugares, é preparado com mozzarella.

Pizza e Faina Uruguai

O melhor é quando a massa fica crocante na ponta e molinha no meio… hummm que fome!!!

Para quem estiver em Punta del Este, mais especificamente em La Barra, vale a pena ir na pizzaria Pico Alto, que também é ótima. Normalmente fica aberta o ano todo. E para mim é um dos lugares que tem as melhores pizzas, e fica bem no burburinho. O dono está sempre na porta, com seu chapéu de Chef.

 

E você, já provou o Faina e a Pizza no Uruguai?

 

Os Passeios Mais Vendidos

Gostou? Dê sua avaliação: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading...
Gostou dessa matéria? Veja também artigos sobre a Argentina


Exibir botões
Esconder botões