Encontre seu Passeio



Mais Lidos




Banner_left_Argentina
Páscoa no Uruguai

Páscoa no Uruguai

Uma das características mais marcantes do Uruguai é ser um país laico. Lá, a Semana Santa, data religiosa muito representativa para os cristãos, coincide com a Semana de Turismo. Esse ponto é, em parte, herança do período colonial, quando o “paisito” não era um elemento central no poder espanhol e, por isso, a igreja não se concentrava nele, ao contrário do que ocorria em Buenos Aires, por exemplo.

Em Montevidéu, no entanto, os fiéis mais fervorosos costumam realizar uma procissão que parte da Puerta de la Ciudadela em direção à Catedral Metropolitana. No Domingo de Ramos, ou Domingo de la Pasión (Domingo da Paixão), são celebradas missas nas quais se dispensam velas, incensos e até o sinal da cruz, sendo realizada apenas a leitura do evangelho.

Símbolo de vida e renovação, o confeitado ovo de Páscoa também é uma tradição popular no Uruguai, assim como coelhos de chocolate. O que é novidade para nós, brasileiros, é a rosca com base de levedura ou manteiga polvilhada com açúcar e recheada com frutas cristalizadas, uva passa, nozes e raspas de chocolate.

 

Páscoa no Uruguai
Rosca de Páscoa Uruguaia

 

Páscoa no Uruguai (2)
Ovo de Páscoa Uruguaio

 

Para além da festividade religiosa, observa-se um intenso movimento de saída da capital, que abriga a maior parte da população uruguaia. As cidades do interior promovem eventos para atrair visitantes neste período.

Para mais informações sobre a programação da Semana de Turismo, clique aqui.

Gostou? Dê sua avaliação: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading...
Gostou dessa matéria? Veja também artigos sobre a Argentina


Exibir botões
Esconder botões