Encontre seu Passeio



Mais Lidos




Banner_left_Argentina
uruguai_montevideu_palacio_salvo

Palácio Salvo em Montevideo: Visita Guiada

Fizemos uma visita guiada pelo Palácio Salvo, cartão postal de Montevideo. 

O Palácio Salvo é aquele edifício que fica na esquina da Avenida 18 de Julio com a Plaza Independencia e é cartão postal de Montevideo. Se você já fez alguma pesquisa sobre Montevideo, com certeza viu o Palácio Salvo em algum lugar.

pontos turisticos montevideo palacio salvo visita guiada

 

Este edifício emblemático tem muitas histórias pra contar. Foi construído entre 1923 e 1928 pelo arquiteto Mario Palanti. Com 105 metros, foi a construção mais alta da América do Sul até 1935.  Os idealizadores do edifício foram Angel, José y Lorenzo Salvo, uma família italiana de comerciantes que prosperaram e decidiram construir e dar o Palácio como presente para a cidade, como uma forma de agradecimento pela acolhida e pelas oportunidades que Montevideo lhes oferceu desde que desembarcaram na cidade. Anos mais tarde José Salvo foi assassinado pelo seu genro, motivado pela ganância.

Na entrada, existem vários cartazes que explicam a história do local em ordem cronológica. Bem interessante.

palacio salvo montevideo uruguai pontos turisticos

A visita ao Palácio Salvo

A visita guiada começa no saguão principal, onde o guia nos explica mais detalhadamente a história, conta algumas lendas e nos leva para a parte de fora, onde podemos ver os detalhes da construção. Toda a estrutura e decoração do Palácio Salvo está baseada nos princípios da alquimia e da maçonaria. Assim, em todos os lados que se olha, podemos notar que há muita simbologia. Tudo tem um significado.

pontos turisticos montevideo palacio salvo visita guiada 9          pontos turisticos montevideo palacio salvo visita guiada 9

 

Depois de percorrer o andar térreo, tomamos o elevador para ver o edifício por dentro. Descobrimos que existem empresas e apartamentos residenciais em plena atividade. Todos os detalhes, piso, escadarias, possuem o símbolo do Palácio Salvo, as letras: PS.

pontos turisticos montevideo palacio salvo visita guiada 6

pontos turisticos montevideo palacio salvo visita guiada 6

 

Apesar de antigo e de seus corredores sombrios, está bastante conservado. Visitamos um apartamento decorado que estava para alugar e era realmente muito lindo, com janelinhas redondas que tinha vista para a praça.

pontos turisticos montevideo palacio salvo visita guiada 7

pontos turisticos montevideo palacio salvo visita guiada 7

 

Continuamos subindo e vimos que lá funciona um bilhar. É bem grande e tinha gente jogando. Bem legal.

pontos turisticos montevideo palacio salvo visita guiada 23

 

Os elevadores e caminhos até o topo da torre eram bem esquisitos. Parecia um labirinto e tinha lugares que não dava para duas pessoas ficarem juntas, de tão estreito. De alguns lugares dava para ver o vão comum do prédio.

pontos turisticos montevideo palacio salvo visita guiada 25

pontos turisticos montevideo palacio salvo visita guiada 19

pontos turisticos montevideo palacio salvo visita guiada 22

 

Ao subir, temos a vista maravilhosa da Plaza Independencia. É incrível. Para mim, que já havia passado tantas e tantas vezes por lá, subir no Palácio Salvo e ver tudo de cima foi muito legal. O ápice da visita.

vista plaza independencia palacio salvo montevideo uruguai

vista plaza independencia palacio salvo montevideo uruguai

vista plaza independencia palacio salvo montevideo uruguai

pontos turisticos montevideo palacio salvo visita guiada 15

 

No fim do tour, o guia conta as histórias de terror do local, claro. E todos ficam entretidos com as lendas do Palácio.

pontos turisticos montevideo palacio salvo visita guiada 15

 

Uma visita bem legal, com explicações bem detalhadas sobre a arquitetura, o local, a história do Palácio Salvo. O guia é especialista no edifício e fez até um livro sobre o lugar.

Nós adoramos toda a visita e ficamos supreendidos com tudo o que vimos. Além disso, todo o grupo que estava conosco neste passeio era muito bacana e nos divertimos bastante.

pontos turisticos montevideo palacio salvo visita guiada 12

 

Atualmente, as visitas acontecem todos os dias às 10h da manhã e de terça, quinta e sábado às 16h. Mas é sempre bom confirmar. Basta chegar na recepção do local e perguntar. Reserve um tempo, pois a visita completa dura aproximadamente 1h30.

pontos turisticos montevideo palacio salvo visita guiada 16

Os Passeios Mais Vendidos

Gostou? Dê sua avaliação: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading...
Gostou dessa matéria? Veja também artigos sobre a Argentina


Exibir botões
Esconder botões