Encontre seu Passeio



Mais Lidos




Banner_left_Argentina
carnaval-no-uruguai_1_capa1

O Carnaval no Uruguai

O Carnaval no Uruguai – o mais longo do mundo

Você sabia que o carnaval no Uruguai é o mais longo do mundo? São cerca de 40 dias de festas e diversas manifestações culturais que começam no final de janeiro. As festas acontecem em todo o país, mas a maior parte dos eventos acontece mesmo em Montevidéu.

O primeiro Carnaval oficial aconteceu em 1874, na praça Matriz.

Atualmente, o Carnaval no Uruguai é composto por dois desfiles de rua: o Inaugural, que acontece na 18 de Julio e o Desfile de Llamadas, além dos espetáculos que acontecem no Teatro Verano, nos Tablados e no Rondomomo, uma espécie de Trio Elétrico que vai passando pelas ruas de Montevideo.

Os grupos devem passar por uma prova para se classificarem para participar dos concursos.

 

O Desfile de 18 de Julio

É o desfile inaugural do Carnaval e reúne todos os 5 conjuntos: Murgas, Parodistas, Sociedad de Negro y Lubolos, Humoristas e Revistas. Cada conjunto tem sua característica própria e se apresentam neste desfile, que acontece na principal avenida de Montevidéu, a Avenida 18 de Julio.

carnaval no uruguai

 

O Desfile de Llamadas

É um desfile de tambores, que reúne apenas grupos (comparsas) da categoria Sociedad de Negro y Lubolos e acontecem durante dois dias no mês de Fevereiro, nos Bairros Sur e Palermo. Lá se apresentam 20 grupos em cada dia, que competem entre si.  Cada comparsa pode ter até 150 integrantes.

Este desfile acontece desde 1956 e tem sua origem no ritmo Candombe.

carnaval no uruguai
carnaval no uruguai

 

Os Espetáculos

Os conjuntos realizam apresentações e competem entre si no Teatro de Verano, no chamado Concurso Oficial de Agrupaciones.

Os grupos podem ser vistos também em locais de apresentação chamados tablados e mais recentemente, no Rondamomo, um ônibus que leva o carnaval para os bairros onde normalmente o carnaval não chega. São 4 ônibus que realizam 100 apresentações no total, pelas ruas de Montevideo, bem no estilo trio elétrico.

 

Murgas

As murgas são um gênero teatral musical. Os grupos são formados por um coro com até 17 integrantes acompanhados por uma bateria. Os temas giram em torno de críticas políticas e sociais principalmente de temas ocorridos durante o ano.

carnaval no uruguai

 

Humoristas

Os humoristas apresentam uma mescla de cantos, dança e recitais, que tem como função divertir o público.

carnaval no uruguai

 

Parodistas

São grupos que fazem humor tendo como tema central a paródia de algum personagem histórico, novelas, filmes. Cantam, dançam e também fazem atuações de humor sobre o tema escolhido. Os grupos são formados por homens.

carnaval no uruguai

 

Revistas

São grupos que fazem apresentações coreografadas.

carnaval no uruguai

Sociedad de Negros y Lubosos

A Sociedad de Negros y Lubosos, conhecidos também como Comparsas, são grupos que têm como principal ritmo o Candombe. Os comparsas são formados por um corpo de bailarinas, uma Cuerda de Tambores e personagens típicos como La Mama Vieja, que cantam e dançam ao som dos tambores. Apresentam-se no Desfile de Llamadas e também competem no Teatro Verano.

 

O Carnaval do Uruguai, o mais longo do mundo, é uma festa cheia de cores, que traz a tradição do país com em seus desfiles, danças e lindos espetáculos.

Uma festa imperdível para quem visita Montevidéu nesta época do ano. A programação você confere aqui.

 


A matéria teve uma ajudinha do Germán Roosen, Osvaldo Caruso, Iberê Campos, Mariana De Carli e José Romero. Valeu pessoal. 🙂

Gostou? Dê sua avaliação: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading...
Gostou dessa matéria? Veja também artigos sobre a Argentina


Exibir botões
Esconder botões