Encontre seu Passeio



Mais Lidos




Banner_left_Argentina
Emprego-no-Uruguai

Emprego no Uruguai

Em Busca de Emprego no Uruguai

Muitos brasileiros buscam o Uruguai para realizar o sonho de viver em um país mais tranquilo, longe da violência dos grandes centros urbanos do Brasil.

O primeiro passo sempre é tentar encontrar oportunidades no mercado de trabalho para avaliar as possibilidades de começar a vida em outro país.

E é aí que começam as perguntas: Qual o mercado mais aquecido? Há oportunidades na minha área de atuação? Quanto é o salário mínimo? Mas com este salário será que conseguirei ter um bom padrão de vida no Uruguai?

Nesta matéria, vamos dar algumas dicas sobre empregos e mercado de trabalho no Uruguai.

 

Espanhol: Requisito básico

Primeiramente, para conseguir um emprego no Uruguai na sua área de atuação em alguma empresa uruguaia, é necessário falar Espanhol. Ou sim ou sim. Mesmo que você trabalhe com uma área que tenha contato com clientes brasileiros, é necessário saber se comunicar com os colegas, chefes e fornecedores em espanhol.

Uma dica é sair do Brasil já com conhecimentos avançados em Espanhol e aperfeiçoar o idioma em algum curso aqui no Uruguai durante os primeiros meses de estadia.

Enquanto você está aperfeiçoando seu espanhol, é possível trabalhar em algum call center que contrata pessoas que falam português para atender a clientes brasileiros. Existem algumas oportunidades neste segmento para os brasileiros.

 

Mercados mais Aquecidos no Uruguai

O Uruguai é um país pequeno e por isso, as vagas de emprego são proporcionais ao tamanho do país. O mercado de tecnologia e de engenharia possuem muitas vagas e sempre existem novas oportunidades.

Outros mercados mais específicos não têm tantas oportunidades. Algumas posições muito específicas que existem no Brasil até mesmo não existem no Uruguai, como por exemplo o Planner de uma agência de publicidade. Algumas vagas não existem simplesmente porque não há necessidade para o mercado uruguaio, principalmente em áreas muito restritas de segmentos específicos. Nestes casos, o ideal é buscar por algo que seja semelhante à sua experiência anterior.

A cidade que mais oferece oportunidades é a capital Montevidéu, que possui mais de 50% da população do Uruguai e concentra a grande maioria das empresas do país.

 

Salários no Uruguai

Os salários no Uruguai são mais baixos do que os praticados nas grandes capitais do Brasil. A diferença de salários entre os cargos é relativamente baixa, ou seja, não há uma grande lacuna entre o salário do empregado que ganha menos e do empregado que ganha mais. Não existem salários tão altos quanto existem no Brasil. Mas é possível viver de acordo com o que se ganha, buscando opções de aluguel de acordo com a sua situação financeira.

 

Para começar

Para quem vem ao Uruguai sem saber espanhol, o ideal é começar em um call center que aceitem brasileiros e fazer o curso de idioma.

Os que já têm espanhol fluente, o ideal é começar a buscar oportunidades ainda no Brasil em sites de buscas de empregos, empresas do seu setor de atuação, além do Linkedin, que tem bastante informação sobre as empresas no Uruguai.

O segundo passo é fazer uma versão do currículo em Espanhol, cadastrar em sites de empregos e também enviá-lo às empresas.

As empresas uruguaias dão valor para aqueles funcionários que têm pretensões de ficar e estabelecer-se na empresa e no país. Assim, é importante passar a segurança de que você veio para ficar e quer crescer dentro da empresa. O estrangeiro deve sempre mostrar que está no país para ficar. Assim, há mais chances de ser contratado.

 

Um Guia sobre o Mercado de Trabalho no Uruguai

A nossa equipe elaborou um Guia para orientar os brasileiros sobre o mercado de trabalho no Uruguai, com informações importantes para aqueles que querem começar a buscar empregos e avaliar as oportunidades de trabalho do país.

Clique na imagem e saiba mais.

emprego no uruguai

Gostou? Dê sua avaliação: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading...
Gostou dessa matéria? Veja também artigos sobre a Argentina


Exibir botões
Esconder botões