Dicas de Segurança no Uruguai

Publicado em Categorias Dicas de Viagem, Notícias

Dicas de Segurança no Uruguai

Vai para o Uruguai ou conhece alguém que está indo? Então confira algumas dicas de segurança no Uruguai.
Muito se tem falado sobre o Uruguai, principalmente sobre a capital do país, que é também a cidade mais visitada: Montevideo. Além disso, faz algum tempo que as emissoras de televisão têm exibido programas sobre a qualidade de vida, destacando apenas os pontos fortes e deixando de lado alguns aspectos importantes sobre a segurança no Uruguai.
Como em todos os lugares, o Uruguai é um país que apresenta insegurança e violência. Os níveis podem ser menores quando comparados ao Brasil, mas ainda assim existem  casos de roubos e furtos aos turistas.
Quando saímos para passear, nas nossas férias, costumamos ficar mais relaxados, mais tranquilos e às vezes, despreocupados, por isso esquecemos que devemos tomar alguns cuidados importantes. Seja no Brasil, no Uruguai, na França ou em qualquer outro lugar do mundo é preciso tomar cuidado e prestar atenção em alguns detalhes.


Dicas de Segurança

Com o apoio do Consulado Geral do Brasil em Montevidéu, separamos algumas dicas de segurança para o brasileiro que vai viajar ao Uruguai:

  • Não ande com todo o dinheiro que levou para a viagem. Guarde no cofre do hotel ou em algum lugar seguro.
  • Cuide dos seus pertences. Não ande com a máquina fotográfica pendurada no pescoço. Mantenha em algum lugar menos visível.
  • Não ande com dinheiro à vista. Se possível leve o dinheiro em uma dessas pochetes internas, feitas para viajantes.
  • Deixe seus documentos em lugar seguro. Não ande com os dois documentos juntos: Passaporte e RG.
  • Antes de sair de casa, faça uma cópia digital de seus documentos e envie para o seu email. Assim, você poderá acessar de um computador no Uruguai.
  • Copie ou anote os números do seu cartão de crédito e telefones de contato da sua operadora do cartão no exterior.
  • Anote o número do Consulado Geral do Brasil em Montevidéu e tenha acessível no seu email também. Lembre-se: o órgão responsável por auxiliar o cidadão brasileiro no exterior é o Consuladoe não a Embaixada.
  • Se for alugar uma casa, certifique-se que possui alarme ou grades nas suas entradas principais. O ideal é que tenha algum cofre, para poder guardar documentos e dinheiro.
  • Evite andar pela “Ciudad Vieja” após as 18h.
  • Ao sentar-se em algum restaurante na área externa, não deixe bolsas ou carteiras em cima da mesa, ou em locais de fácil acesso.

Violência em Montevideo

Os índices de violência em Montevideo não são alarmantes, ainda assim já vimos casos de brasileiros que foram furtados ou assaltados. Encontrando-se sem dinheiro nem documentos, portanto precisam recorrer ao consulado para auxiliá-los a voltar para casa.
Os brasileiros não imaginam que serão vítimas de algum tipo de violência no Uruguai. Com tantos programas falando bem do país e destacando seus níveis de segurança, é normal que fiquem espantados quando algo acontece.
Mas o Uruguai também tem seus problemas com a violência. Na dúvida, ande no Uruguai como você andaria no seu próprio país.


Consulado Geral do Brasil em Montevidéu

– Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, de 9 às 15h (exceto feriados)
– Endereço: Convención, 1343 – 6o andar – (esquina Av. 18 de Julio)
– Site: http://cgmontevideu.itamaraty.gov.br/pt-br/
– Email: cg.montevideu@itamaraty.gov.br
– Telefone:  Fone: (598) 2901.2024
Plantão para atendimento emergencial a brasileiros:
– ligações desde o Brasil: (+598) 91 300 301
– ligações ddesde o Uruguai: 091 300 301

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...