Encontre seu Passeio



Mais Lidos




Banner_left_Argentina
museu_do_futebol_montevideu_uruguai_interior1

BLOG – Visita ao Museu do Futebol no Estádio Centenário

Quando meu pai veio me fazer uma visita aqui em Montevidéu, pensei em muitos lugares que poderíamos visitar. O que não poderia faltar no roteiro era o Museu do Futebol. Eu já queria ter ido e aproveitei a sua visita para fazermos o tour juntos. Assim, ele poderia me explicar um pouco da história (já que eu sou completamente leiga no assunto futebol).

 

Fui pesquisar e descobri que o Museo del Futbol, no Uruguai, foi o primeiro museu deste tipo criado no mundo. Fiquei surpreendida, mas, afinal, o país foi o primeiro a sediar a Copa do Mundo, em 1930. Está aí uma boa razão para que o primeiro museu dedicado ao futebol tenha sido construído no Uruguai.

 

O museu fica no próprio Estádio Centenário, na entrada lateral do estádio. Ao chegar, eu me deparei com uma portinha de moldura azul, com os escritos acima, indicando que eu estava no lugar certo.

Entrada museu do futebol – Montevidéu – Uruguai

 

Na entrada, os ingressos são vendidos em Pesos Uruguayos, Pesos Argentinos e Real. O primeiro andar do museu tem itens mais antigos. Chuteiras, bolas, uniformes, bandeiras e imagens.

 

Já de cara podemos ver o histórico gol da vitória do Uruguai contra o Brasil na copa de 1950, intitulada de Maracanazo (Maracanaço), onde o Uruguai ganhou do Brasil por 2×1, no Maracanã lotado, dando o segundo título mundial para o país. O primeiro foi em casa, na primeira edição da Copa do Mundo, em 1930.

O Maracanazo é o motivo de orgulho da nação e a foto do gol da vitória está estampada em diversas partes do museu.

Maracanazo – Museu do Futebol – Montevidéu – Uruguai

 

maracana museu do futebol estadio centenario montevideu uruguai

Foto do Maracanã – Partida Brasil x Uruguai (1950) – Museu do Futebol – Montevidéu – Uruguai

 

O andar de cima conta um pouco a história das Copas do Mundo e fala um pouco das seleções mundiais dos países participantes da Copa.

Lá está uma camisa autografada por Pelé, na frente da imagem do que foi considerada a “bicicleta mais perfeita do mundo” (créditos para o meu pai, porque eu não tinha a menor idéia).

Bicicleta histórica do Pelé – Museu do Futebol – Montevidéu – Uruguai

 

Detalhe da camisa autografada pelo Pelé – Museu do Futebol – Montevidéu – Uruguai

 

Também neste andar, você vai encontrar a história dos times do Uruguai e também um pouco sobre a Libertadores e outros campeonatos regionais.

O ingresso do Museu também dá acesso para visitar as arquibancadas do estádio.

Arquibancada do Estádio Centenário – Museu do Futebol – Montevidéu – Uruguai

 

arquibancada estadio centenario museu do futebol montevideu uruguai

Arquibancada do Estádio Centenário – Museu do Futebol – Montevidéu – Uruguai

 

estadio centenario montevideu uruguai

Placa de inauguração do Estádio Centenário – Museu do Futebol – Montevidéu – Uruguai

 

Ao longo do passeio, muitos (muitos mesmo!) brasileiros admirando as imagens e os objetos históricos. Em cada parada, uma conversa. O futebol é mesmo um motivo de orgulho, discussões e, claro, piadas sobre os adversários. Eu fiquei ouvindo meu pai conversando sobre partidas, jogadores, bolas, chuteiras, camisas, histórias, com os turistas brasileiros que passavam (nós brasileiros gostamos mesmo de uma boa conversa).

 

Saindo do museu em direção ao carro, ainda encontramos uns brasileiros perdidos no caminho, pedindo informação sobre o Museu. Já era mais de 16h e informamos que talvez o museu já estivesse fechado.

 

O Museu do Futebol em Montevidéu é um lugar onde, provavelmente, você vai encontrar muitos brasileiros: aqueles que sabem muito de futebol e discutem jogadas, posições, resultados de 1900 e bolinha e aqueles que não sabem nada, mas, como todo brasileiro, se encanta pelo futebol.

Para mim, visitar o Museu do futebol foi muito divertido. E ouvir as histórias contadas pelo meu pai foi a melhor parte do passeio.

 

A visita ao Estádio Centenário pode ser realizada por conta própria, o museu do estádio abre de segunda a sexta das 10h00 às 17h00.

Para maiores informações indicamos o acesso aos links que envio abaixo:

Estádio Centenário

Os Passeios Mais Vendidos

Gostou? Dê sua avaliação: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading...
Gostou dessa matéria? Veja também artigos sobre a Argentina


Exibir botões
Esconder botões